"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

dezembro 01, 2009

CONHECIMENTO DE CAUSA



Arruda foi flagrado em um vídeo, divulgado em primeira mão pelo iG, recebendo dinheiro do ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa que, segundo inquérito da Polícia Federal, mostra um esquema de corrupção que teria começado nas eleições de 2006 e que continuou até os dias atuais.


"As imagens não falam por si", disse Lula.


"O que fala por si é todo o processo de apuração, todo o processo de investigação.

Quando tiver toda a investigação terminada, a Polícia Federal vai ter que apresentar o resultado final do processo.

Aí quem vai fazer juízo de valor é a justiça.
O presidente da República não pode ficar dando palpite", acrescentou.


O PT envolveu-se em escândalo similar, em 2005, quando foi acusado de participar de um esquema de compra de apoio ao governo no Congresso.
O chamado mensalão do PT foi denunciado pelo então deputado federal, Roberto Jefferson.



Reforma política

Lula, durante a entrevista, ainda cobrou do Congresso Nacional a aprovação da reforma política e do financiamento público das campanhas para evitar crimes eleitorais.

Segundo a Polícia Federal, parte do dinheiro que Arruda teria recebido de forma não declarada de empresas privadas foi para sua campanha, em 2006.


Para Lula, a reforma política é condição para evitar escândalos como o que atinge o governo do Distrito Federal.
“Já mandei duas minirreformas políticas para o Congresso Nacional.
Mandamos agora uma reforma com sete pontos importantes para serem votados, entre eles o financiamento público.
 Espero que o Congresso tenha maturidade para compreender que grande parte dos problemas que acontecem envolvem a questão da estrutura partidária no Brasil", afirmou.

REFORMA POLÍTICA OU REFORMA NOS POLÍTICOS?