"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

dezembro 05, 2009

TÁ EM CASA



 Dois integrantes da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em turnê pela Europa foram diagnosticados como portadores da gripe suína. 
A revelação foi feita na tarde de ontem, em Hamburgo, última etapa da visita oficial à Alemanha, e confirmada pela assessoria presidencial. 
Os funcionários são um segurança da presidência e um membro da tripulação, suboficial da Aeronáutica. 
Seus nomes não foram divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), que os acompanha em Hamburgo. 
O objetivo é o de que suas famílias fossem informadas antes da imprensa.

As suspeitas de gripe surgiram na noite de anteontem, quando os dois membros da delegação tiveram febre de 38,5°C. Às 20 horas de ontem, eles foram examinados em um hospital de Hamburgo.
Apesar disso, seguiram trabalhando. 
Hoje, quando ambos já estavam no aeroporto, à espera do embarque para o Brasil, o resultado do exame foi divulgado. 

Segundo a assessoria presidencial, os dois funcionários portadores da gripe tiveram contato com Lula ao longo de duas etapas da turnê europeia: 
Estoril e Lisboa, em Portugal, e Hamburgo. 
Nenhuma medida preventiva havia sido adotada em relação à saúde do presidente até o início do voo para o Brasil, no meio da tarde de ontem. 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.