"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

novembro 09, 2009

CORRUPÇÃO E FRAUDES - OLIMPÍADA E COPA NA MIRA



Logo Agência Estado

E Lula ainda fala em conter os arroubos do aparato de fiscalizar o Estado!

CORRUPÇÃO
Fraudes em licitações públicas
Copa e Olimpíada na mira

O material indicaria que os empresários sob suspeita preparavam-se para participar das licitações de obras da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016.


As licitações das obras da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 estavam entre os alvos da quadrilha desarticulada nesta quarta-feira 4/11 pela Polícia Civil do Rio.


De acordo com o delegado Flávio Porto, que comandou a operação, os empresários investigados na Operação Monopólio podem ter fraudado  milhões por meio de desvios e superfaturamento.

A ação visaria a colher evidências sobre um esquema comandado por empresas que fraudavam licitações em vários órgãos públicos, entre eles a própria Polícia Civil.

O Núcleo de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil estima que o grupo de 12 empresas, sendo cinco delas apenas firmas de fachada, participou, de 2008 até agora, de obras públicas no valor de R$ 100 milhões e lesou os cofres públicos em pelo menos R$ 20 milhões neste período.

  O grupo atuava há três anos, e documentos apreendidos ontem apontam que o prejuízo aos cofres públicos foi bem maior  disse - o delegado coordenador do Núcleo, Flávio Porto.

Ele adiantou que 12 pessoas devem ser indiciadas nos próximos dias por crimes contra a administração pública, fraudes em licitações, formação de quadrilha e corrupção ativa. 


Cerca de 120 agentes participaram das apreensões em diversos endereços no Rio e na cidade de Miguel Pereira, no interior fluminense. 

EMPRESAS ENVOLVIDAS  :
 

FIORI DI ROMA COMÉRCIO LTDA
NOBILIS CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA
ROCHA COSTA ENGENHARIA
SOUZA DUTRA ENGENHARIA LTDA
POWER ENGENHARIA LTDA
COPA ENGENHARIAS
CONE CONSTRUÇÕES E ENGENHARIA LTDA
IMPERIAL SERVIÇOS
ASSESSORIA CONTÁBIL CONSENZA
CIC 2007 PROJETOS E CONTRUÇÕES
JOBRASIL CONSTRUÇÃO E SERVIÇO LTDA



ESQUEMA
SIMPLIFICADO (convite)



ESQUEMA SIMPLIFICADO (concorrência)




Clique para ver outras imagens