"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

setembro 13, 2009

SUPER HERÓIS

QUARTETO FANTÁSTICO

Tudo bem no Senado, obviamente. Com o apoio do Lula, Sarney virou anjinho. Aliás, até Collor virou. Lula diz que quer fazer justiça ao senador Collor, que tem dado sustentação ao governo no Senado. O título de uma matéria da Veja do dia 19/07 sobre a união dos três é perfeito: “Os novos e bons companheiros”. O texto diz que os três nada tinham em comum, mas se juntaram por um punhado de votos. Isso eu não concordo. Ora, ora, como nada tinham em comum? Superficialmente, sem entrar em muitos detalhes: Collor rouba todo mundo, Sarney emprega a família inteira e Lula é cego, surdo e apóia os dois. Três impudentes, descarados. Tudo em comum.

Agora, como se não bastasse, o trio virou quarteto. Palocci entrou para o clubinho. Claro que já fazia parte da quadrilha há muito tempo, com certeza todos deveriam se encontrar na tal mansão, em Brasília. Vamos pensar: se ele, enquanto Ministro da Fazenda, quebrou o sigilo bancário de um caseiro, o que fará se virar Governador ou até mesmo Presidente, por quê não?.


P/C.2/9/09

Nenhum comentário: