"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

setembro 30, 2014

ELEIÇÕES 2014 ! Dilma aumenta vantagem sobre Marina, que vê Aécio se aproximar no Datafolha



A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, abriu 15 pontos porcentuais de vantagem em relação a sua principal adversária, a ex-ministra Marina Silva (PSB), segundo a nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira. A petista aparece com 40% das intenções de voto, o mesmo índice do levantamento anterior. 

Marina oscilou 2 pontos para baixo e agora tem 25%. O senador Aécio Neves chegou a 20% - oscilação de dois pontos para cima em relação à pesquisa anterior.

No cálculo apenas com os votos válidos, sem brancos e nulos, Dilma está com 45%, ante 28% de Marina e 22% de Aécio, o que indica definição em duas votações.

Nas simulações de 2º turno, Dilma ampliou a vantagem sobre Marina. A petista foi de 47% para 49% e a candidata do PSB, de 43% a 41%. Com isso, a vantagem da presidente subiu de 4 pontos (o que configurava empate técnico) para 8 pontos. Quando a simulação é com Aécio como adversário, Dilma vence por 50% a 41%.

O Datafolha ouviu 7.520 eleitores nesta segunda-feira, 29, e nesta terça, 30. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-00905/2014.


Nenhum comentário: