"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

fevereiro 11, 2014

Um Brasil mascarado



A morte do cinegrafista Santiago Andrade serve como símbolo de um momento lastimável que o país atravessa. De um lado, o radicalismo de grupos antidemocráticos, de outro a leniência de um governo que não apenas alimenta, como também pratica e propaga, a intolerância, dividindo a nação entre “nós” e “eles”.

O atentado ao cinegrafista – que agonizava desde a quinta-feira passada, quando foi atingido por um rojão disparado por um vândalo black bloc, e ontem teve morte cerebral – merece total condenação e seus responsáveis devem ser exemplarmente punidos. Trata-se de ato de violência explícita, gratuita, deplorável e merecedora de repúdio unânime da sociedade brasileira.

Andrade é a primeira vítima fatal dos protestos que se sucedem no país desde junho do ano passado. Mas sua morte é apenas o 109° caso envolvendo agressões a jornalistas desde então – no total, incluindo profissionais de outros ramos, registra-se 117 ocorrências, de acordo com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Percebe-se que há uma onda de insatisfação se propagando, se manifestando, se avolumando em todo o país. Há manifestações legítimas, democráticas e pacíficas que merecem respeito. Mas há também as que se colocam à margem e em oposição ao Estado democrático de direito. Estas merecem repúdio.

As hordas de vandalismo avançaram ao mesmo tempo em que quem deveria cuidar de reprimi-las foi dando passos para trás, retrocedendo na sua missão de manter a ordem. Neste vácuo, os propagadores da desordem foram tomando espaço, espalhando um clima de insegurança. Com isso, o Brasil que queria manifestar seu desencanto foi acuado.

A morte de Andrade deve detonar uma nova onda negativa em relação ao país. Não se trata mais apenas de um mal-estar econômico. Às vésperas da Copa do Mundo, o Brasil inspira mais temor do que atração naqueles que nos olham de fora. Este é o caminho mais curto para o fracasso: a erosão da reputação de uma nação, o comprometimento de valores universais e a perda da segurança e da confiança.

A imagem do Brasil que hoje é vista aqui e lá fora é a de um Brasil mascarado, de rostos cobertos por panos, de gente pronta para afrontar o status quo. É um Brasil que, cada vez mais, dá medo e difere muito daquele que a propaganda oficial procura vender, orientada por pesquisas de marketing. O Brasil do Carnaval, do futebol e do samba está, neste momento, desaparecido.

Órgãos sérios de imprensa mundial já perceberam o clima que hoje vai tomando conta do Brasil. No sábado passado, o sisudo britânico The Guardian publicou longa reportagem sob o título “Governo brasileiro põe favelas e classe média um contra o outro”. O texto é ilustrado com uma foto de um bando de gente mascarada destruindo catracas. Que país é este?

O texto escancara a falência da ação do Estado para lidar com o clima de insatisfação, ao mesmo tempo em que acusa o governo petista de despender energia na promoção de um Brasil de fantasia. “Enquanto o governo foca na Copa do Mundo para agradar a comunidade internacional, negligencia o povo acima do usual, e as coisas estão prestes a piorar”, analisa o diário inglês.

Como se vê, o mundo todo percebe o que está acontecendo no Brasil. Menos, porém, o pessoal do governo petista. A julgar pelo que tem dito a presidente Dilma Rousseff, só os “pessimistas” e os “caras de pau” não enxergam a maravilha que o PT está construindo nos trópicos. Foi o que ela disse ontem, em cima do palanque armado para comemorar os 34 anos de fundação do PT.

Com o país indignado, Dilma ocupa-se de uma campanha em tempo integral e abdica de exercer as prerrogativas de quem governa uma nação como o Brasil. Ocupa-se em ser candidata e prescinde de ser presidente da República. Está tão preocupada com o que acontece nas ruas que prefere manifestar-se sobre o assunto por redes sociais, ao mesmo tempo em que se delicia com discursos provocando adversários. É muita cara de pau não perceber que o Brasil hoje se apresenta ao mundo como um país mascarado. 
Infelizmente.

Este e outros textos analíticos sobre a conjuntura política e econômica estão disponíveis na página do 
Instituto Teotônio Vilela

Um comentário:

Anônimo disse...

A morte de Andrade deve servir para a mídia pífia de tvs abertas que através de seus veículos de televisão façam um mea culta e que passe a defender o pais e não os quadrilheiros so porque recebem a gorjeta do grupo que esta no poder e que já são nossos conhecidos a muito tempo. A décadas atrás esses mesmos quadrilheiros roubaram, assaltaram e fizeram o povo brasileiro perder a paciência e implorar as forças armada para tomarem conta do pais. O Brasil teve o direito de escolher seus dirigentes e imaginem escolheram a mesma escoria que foi expulsa do pais por perturbar a paz. Agora essa escoria revanchista esta querendo posar de ilustres cidadãos, defecando em nossa constituição retalho todos os dias nas mãos do Congresso barriga de aluguel para beneficiar os criminosos de ontem que continua criminosos hoje. Depois de quase doze anos de administração petralha nos tornamos melhores do mundo em que?
Nada. Sem saúde, aposentados de mais de um salario recebendo anualmente 5?% de aumento anual, daqui a pouco estarão ganhando igual ao bolsa família que não contribuiu com nada so tirou do nosso dinheiro para beneficar a malandragem que não e fiscalizada por nenhum dos 40 ministérios bundas sentadas que não fiscalizam nada mas gastam uma baba do dinheiro publico. Eta pais de m.....erda com gente de m....da que não defende o pais. Ficam so assistindo televisões abertas que são pagas pelo nosso dinheiro e vivem endeusando a marginalidade para levar vantagem. Pelo andar da carruagem em vez de sermos um pais de primeiro mundo seremos um pais de ultimo mundo cheio de marginais, procratinadores se beneficiando com nosso dinheiro e nos assistindo o plim, plim com suas novelas abaixo da critica, bbs e sucateamento ate dos esportes com esse ministro do Pc do B que e comunista de araque mas que na hora de escolher escolhe o melhor para si e seu partido de trambiqueiros. São todos iguais políticos de merda que não defendem nada nem ninguém. So defendes seus partidos com ideias de merda e não fazem um projeto de pais para beneficiar a todos. E continua a jogada politica dos trambiqueiros.