"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 04, 2013

Para o lixo da história


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuRlNQjkwKtXxkLP4fA50AKjmddUJlPnxV2Zw58OAsedWbmzz3n2vPQOXz7Hv-cTeuXqHpfDhae0dZBjxzhExlWG5mtZN-gPARUTh8BsmjAwaqQCQc2s159w0dJsRmNPoC7dmMjI_ntTx1/s1600/ptptptpt.jpg

Desde que se viu acuada pelas ruas, Dilma Rousseff só conseguiu produzir respostas equivocadas ou medidas inócuas. A presidente passara todo o seu mandato até agora vivendo num mundo cor-de-rosa em que o marketing dava conta de apaziguar as dificuldades e uma base aliada obediente limitava-se a dizer amém.

O refresco acabou.

O plebiscito é a mais nova das ideias presidenciais a ir para o lixo da história. Apresentada como plano B depois que a proposta de uma constituinte para mudar o sistema político morreu antes de completar 24 horas de vida, a consulta à população feita a toque de caixa não tem a mais remota chance de prosperar.

Apenas o PT se interessa pelo plebiscito tal como proposto por Dilma.

Por razões óbvias:
o escopo das mudanças sugeridas não atende aos clamores por melhor representação popular – de resto, quase inexistentes entre as palavras de ordem ouvidas nas ruas – mas visa, isto sim, cimentar a força dos partidos no poder, como é o caso dos petistas.

Além do PT, somente o PCdoB estaria propenso a topar o plebiscito, segundo a Folha de S.Paulo – mas, desde que se contentou em ser mero satélite do projeto lulista, o partido deixou de ter relevância.
O Globo diz que, além dos dois, também o PDT toparia a parada.
E mais ninguém.

Em contrapartida, partidos aliados, como o PMDB, já começam a abraçar propostas apresentadas pela oposição como respostas às ruas. É o caso da diminuição do número de ministérios e do gigantismo do Estado, do aumento de verbas para a saúde e da desconcentração de recursos para estados e municípios.

Esta é uma agenda que interessa às pessoas e difere bastante das ideias vãs boladas por Dilma.

Sempre que foi pressionada, a presidente não conseguiu agir à altura do cargo que ocupa. No auge dos protestos de junho, depois de uma quinta-feira em que a multidão esteve próxima de atingir o Palácio do Planalto, ela respondeu com um pronunciamento à nação que é candidato a um dos mais decepcionantes da história.

Em seguida, produziu um discurso em que apresentou à sociedade uma pauta que primou pela veleidade:
 lá estavam tanto a constituinte, quanto o plebiscito, bem como outros quatro "pactos” tão vazios de conteúdo que é preciso esforço redobrado para lembrar-se do que mesmo eles tratavam.

Para refrescar a memória:
 tratavam de saúde, de educação, de mobilidade e de responsabilidade fiscal. Mas poderiam versar sobre quaisquer outros assuntos, tão descoladas estão as propostas feitas pela presidente de suas realizações no cargo.

Para enfrentar a questão do mau atendimento médico, Dilma sugere importar profissionais estrangeiros, pagando-lhes um salário que aos brasileiros dificilmente é pago. A resposta veio rotunda ontem na forma de dezenas de manifestações da categoria pelo país.

Dilma também propôs como parte do pato, oops, do pacto, um esforço para melhorar a estrutura hospitalar e de postos de saúde do sistema público. Vejamos, contudo, o que sua gestão produziu a respeito.

Como candidata, ela havia prometido fazer 500 UPAs e 8 mil UBSs. Já como presidente, reduziu bastante a ousadia da meta, para 269 UPAs e 7.557 UBS. E o que aconteceu nos dois primeiros anos de seu governo? Foram abertas apenas 12 UPAs (4,4% do total) e 434 UBSs (6%).

Estes números não são da oposição; são do mais recente balanço do PAC. 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-1UWI1hyp6QF1aMatMdz-iIXUWphm09YIupW-mbiut8Jo8C-DD7SwPBTSIBYjK5xbuN5KqErsOGbjv_a-8FXM-hhE0zWM2Yvv2MsNhQzjrNOVz-QsNe8f82ycrTLu1guarITdTVF3NGo/s320/lixo.JPG
Na mobilidade urbana, a presidente apresentou mais uma portentosa cifra: 
aplicar R$ 50 bilhões na melhoria dos transportes. 
Mas, na realidade, o valor prometido é o mesmo já reservado no PAC, o mesmo que o governo federal simplesmente não consegue investir: 
apenas 8% da dotação orçamentária foi efetivamente paga nos dois anos da gestão Dilma, que agora se alvoroça em torrar uma montanha de dinheiro no trem-bala...

As propostas da presidente quanto à austeridade fiscal estão entre as mais levianas da história. Neste curto período desde que as apresentou como um dos cinco "pactos”, o governo Dilma já voltou a vilipendiar as contas públicas, por meio de novos malabarismos com os recursos do BNDES e de bancos públicos.

O tamanho da encrenca é assustador:
nos últimos anos, o Tesouro transferiu o equivalente a 8,3% do PIB para o BNDES, que dali distribuiu o dinheiro para empresas como as do agora falido Eike Batista.

Dilma Rousseff mostrou, nos últimos dias, que não consegue se mover fora do universo confortável que o marketing lhe constrói.
A presidente parece ter apostado que bastaria empurrar os problemas com a barriga, enquanto enganava a população até obter um novo mandato.

O mais provável agora é que, junto com suas propostas vazias, ela também seja varrida, pela vontade popular, para o lixo da nossa história. 


Divulgue e compartilhe este texto nas redes sociais: bit.ly/14NzKK7
Este e outros textos analíticos sobre a conjuntura política e econômica estão disponíveis na página do Instituto Teotônio Vilela

Nenhum comentário: