"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 07, 2013

ENQUANTO ISSO... PETEBRAS : "queda da produção de petróleo do Brasil preocupa". ANP cobra mais eficiência da estatal

A queda da produção de petróleo do Brasil preocupa a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a diretora-geral, Magda Chambriard, quer que a Petrobras reveja o plano de desenvolvimento da produção de alguns de seus campos gigantes já maduros, alguns apresentados há mais de uma década.
"Alguma coisa nos projetos tem de ser melhorada", disse Magda ao Valor. 

Ela cita como exemplo de mudanças nos projetos algumas alterações de local de poços injetores (de água ou gás), a perfuração de novos poços em locais onde os reservatórios produzem menos água e mudanças na vazão de injeção.

"Isso é muito importante, são campos muito grandes e em geral o que se faz é mexer um pouquinho no projeto", cita a diretora, uma especialista em engenharia de reservatórios, avaliação e produção formada pela própria Petrobras, onde trabalhou durante 22 anos.

A diretora-geral da ANP cita como exemplos preocupantes os campos gigantes de Marlim e Albacora Leste. Com reservas de 2,5 bilhões de barris de óleo, Marlim produziu 600 mil barris por dia em 2002, volume que estava em 192,1 mil barris/dia em agosto, segundo o Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP). Já em Albacora Leste, de onde eram extraídos 151,8 mil barris/dia em 2007, a produção estava em 64,7 mil barris/dia. 

Ali está instalada a plataforma P-50, um dos ícones da autossuficiência que tem capacidade para processar 180 mil barris de óleo. Não agrada à ANP o fato de uma plataforma com essa capacidade apresentar uma queda na produção de 87 mil barris ao dia em cinco anos.

Magda esteve na Noruega e voltou impressionada com a existência de campos que produzem há mais de 40 anos. Chamou sua atenção o Ecofisk, campo descoberto em 1969 pela Phillips, hoje ConocoPhillips. Até hoje é um dos mais importantes do Mar do Norte e passa por nova fase de investimento em outra área do reservatório, incluindo nova plataforma. 

"Veja a dimensão do trabalho. Marlim tem dez anos e não dá para tratar esse declínio como natural. Temos de chegar nisso", afirma.

Valor Econômico

Nenhum comentário: