"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

dezembro 08, 2012

E NO BRASIL ASSENHOREADO PELA CANALHA II... Rose agendou audiência de juíza com Cardozo, Adams e nº 2 da Casa Civil


A pedido de Paulo Vieira, ex-diretor da Agência Nacional de Águas, a ex-chefe de Gabinete da Presidência em São Paulo Rosemary Noronha chegou a agendar audiências com três importantes figuras do governo - o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, Luis Inácio Adams. da Advocacia Geral da União, e Beto Vasconcelos, secretário-executivo da Casa Civil - para a juíza Vivian Josete Pantaleão Caminha, que tentava ser promovida para o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região. 
 
Cabe à presidente da República escolher os juízes que serão promovidos e é comum que eles percorram gabinetes para apresentar currículo. A informação foi divulgada pela revista Veja desta semana, que revela ainda detalhes da proximidade de Rosemary com José Dirceu e uma foto em que os dois aparecem juntos numa casa de praia na Bahia.

Segundo a revista, uma semana antes de ter sido detida pela Polícia Federal, Rose e seu atual marido, João Vasconcelos, passaram o feriado de 15 de novembro com o ex-ministro José Dirceu e a namorada dele, Evanise Santos, numa casa em frente ao mar na praia de Camaçari, na Bahia. Na foto publicada pela Veja, Rose aparece de chapéu e óculos escuros, perto de Evanise, e Dirceu está em pé, de costas.


Em gravações feitas pela Polícia Federal, em junho passado, Rose comenta com Vieira sobre o processo do mensalão:

Rose: Eu fui almoçar com o Zé no feriado na casa dele (...) e ele acha que tem grandes chances de ele ser condenado a quatro anos e cumprir um terço da pena.

Vieira: Mas preso ele não vai não, Rose.

Rose: Não vai, né!? Ah, eu fiquei super preocupada.

Vieira: Não, sem chance.

Rose: Ele está mais aliviado... Agora tem uma conversa de que (o julgamento) foi marcado à revelia, sem o cara saber. Diz que o Toffoli não sabia, estava inclusive voando para São Paulo e a Evanise viu ele no avião no horário da reunião, e diz que o Gilmar Mendes não sabia que eles tinham marcado.

Vieira: Eu acho que a situação não tá tão ruim não, Rose.

Antes disso, em maio, Rose contou a Vieira que levou Dirceu para fazer compras:

- Fiquei feliz. Levei ele ao Ricardo Almeida à tarde para fazer umas roupas que ele tava precisando, e achei ele melhor, porque ultimamente ele andava muito nervoso. Achei um astral melhor - diz Rose.

No dia em que foi deflagrada a operação Porto Seguro, Rose ligou para Dirceu para dizer o que estava acontecendo. O ex-ministro disse que não podia fazer nada. Ela ligou também para o ministro Cardozo. 


Na sexta-feira, a PF finalizou o inquérito e encerrou a Operação Porto Seguro, entregando à Justiça mais de 40 volumes de documentos, com descrição do conteúdo de arquivos de computadores, contratos, recibos e dinheiro apreendidos no escritório da Presidência da República em São Paulo e na casa de suspeitos. O Ministério Público Federal pode pedir novas apurações.

Nenhum comentário: