"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

novembro 16, 2012

CANTA GALERA ! COM A GERENTONA/FRENÉTICA/EXTRAORDINÁRIA DE NADA E COISA NENHUMA O brasil NÃO(?) VAI... PARAR(?) : Alto endividamento atinge 38% das indústrias, aponta CNI


O endividamento alto é um problema para quatro em cada dez indústrias. Segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 38% dos empresários do setor entrevistados afirmam que estão no limite ou acima do limite de endividamento. De acordo com a pesquisa, 16% disseram estar acima do limite de dívida.
 O estudo aponta que mais da metade das empresas (53%) não pode mais se endividar.

Além disso, quase um terço dos empresários que buscaram financiamento no segundo trimestre deste ano conseguiu aprovar menos do que precisava. A sondagem especial feita pela CNI aponta que o motivo principal para isso, segundo 47% daqueles que buscaram crédito para suas indústrias, é a falta de linhas de crédito adequadas, o que dificultou a obtenção dos valores.

As reduções nas taxas de juros, acompanhando o movimento feito pelo governo de queda da taxa básica de juros e pressão aos bancos pela redução das taxas ao longo do ano passado, foram percebidas pela indústria no segundo trimestre de 2012. 
Embora 48% das empresas tenham dito que os juros estavam iguais nos empréstimos de curto prazo, 43% relataram juros menores, índice que sobe para 45% no crédito de longo prazo.

A pesquisa também trouxe informações apenas da indústria da construção, onde o percentual de empresas que estão acima ou no limite de endividamento é menor: 45%. Esse percentual cai para 35% considerando-se apenas as grandes empresas.

Segundo a CNI, a sondagem ouviu 2.363 empresas entre 1º e 13 de agosto, das quais 843 de pequeno porte, 920 médias e 600 grandes.

Nenhum comentário: