"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

outubro 29, 2012

Produção da "Ptrobras" no Brasil tem menor nível desde 2008

A Petrobras produziu 1,843 milhão de barris de petróleo por dia em setembro, o menor volume desde o registrado em abril de 2008, quando produziu 1,842 milhão de barris, de acordo com dados da estatal.

Ante agosto, a queda na produção foi de 4,4%, informou a empresa nesta segunda-feira. Segundo o diretor financeiro da estatal, Almir Barbassa, porém, a Petrobras a atingirá meta de produção para 2012.

A meta de produção da Petrobras, de 2,02 milhões de barris de petróleo por dia para 2012, será atingida afirmou Barbassa nesta segunda-feira, em teleconferência.

Os principais motivos da queda, segundo a empresa informou, em nota, foram as paradas programadas da P-52 no campo de Roncador e P-19 no campo de Marlim, iniciadas em agosto.

A produção nacional de gás natural da estatal, sem liquefeito, atingiu 60,343 milhões de metros cúbicos em setembro, alta de 0,3% ante agosto.

Já a produção total de petróleo e gás da Petrobras, incluindo Brasil e exterior, atingiu 2,472 milhões de barris/dia em óleo equivalente em setembro.

Em setembro entrou em operação o FPSO Cidade de Anchieta, no campo de Baleia Azul, litoral do Espírito Santo. Essa nova plataforma tem capacidade para produzir até 100 mil bpd quando atingir o seu pico de produção, nos próximos meses completou a empresa em nota.

O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, José Fomigli, explicou que as paradas programadas nas plataformas se estenderam mais que o previsto porque as condições climáticas afetaram os reparos. Para outubro, ele trabalha com previsão de 1,941 milhão de barris por dia de produção de petróleo.

O executivo disse ainda que entre novembro e dezembro entrarão em operação novos poços no campo de Baleia Azul, na Bacia de Campos, e que não há tantas paradas programadas. Assim, ele espera que a empresa alcance a meta para o ano de 2,022 milhões de barris diários de petróleo.

Fomigli também adiantou que no próximo dia 19 a Petrobras vai lançar o Programa de Aumento da Eficiência Operacional (Proef) da unidade Rio de Janeiro, a exemplo do que foi feito em julho com a Bacia de Campos. O objetivo é elevar a produção de petróleo nas plataformas já existentes, com ajustes operacionais que elevem a eficiência da atividade.

Um comentário:

To Fora disse...

Certa vez perguntei 'a secretária do Pinguelli se ele sabia o que se passava dentro da Petrobrás. Ela me disse que sim.
Então, perguntei-lhe por que é que ele nada dizia.
A resposta dela foi: por que recebem dinheiro da Petrobrás.