"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

outubro 26, 2012

BRASIL REAL : Inadimplência não cede e juros ao consumidor voltam a subir. É o terceiro mês seguido que taxa de calotes fica no maior patamar da série histórica


 
A inadimplência nas operações de crédito no país se manteve em 5,9% em setembro, o maior nível apurado desde quando o Banco Central (BC) começou a registrar os dados na série histórica que começou em 2001. 
Foi o terceiro mês de estabilidade, segundo informou o BC nesta sexta-feira. Nesse cálculo são considerados atrasos de pagamento superiores a 90 dias.

Apenas entre as pessoas físicas, a inadimplência em setembro chegou a 7,9%, também a maior do ano, e mesmo percentual registrado em julho e agosto. Entre as empresas, os não pagadores são 4,0% do total, 0,1 ponto percentual abaixo do que foi registrado no mês anterior.


Juros para famílias voltaram a subir


Apesar dos estímulos para o governo, os juros bancários cobrados para as pessoas físicas voltaram a subir no mês passado. A taxa subiu de 35,6% ao ano para 35,8% ao ano, em setembro. De acordo com o Banco Central, a culpa é da greve dos bancários. Sem acesso ao gerente, o correntista pegou créditos pré aprovados que são mais caros e podem ser contraídos pelos canais de autoatendimento.

Após vários meses de recuo teve esse aumento marginal e vale lembrar que em setembro tivemos paralisações e isso favorece o crédito imediato afirmou o chefe do departamento econômico do BC, Túlio Maciel.

Mesmo com a alta dos juros para as família e um aumento do spread bancário a diferença entre o custo do dinheiro para os bancos e por quanto ele repassa para seus clientes - cobrado da pessoa física, o spread geral caiu. E chegou ao menor patamar desde quando o BC começou a registrar os dados em 2001. O spread no Brasil caiu de 22,5 pontos percentuais para 22,3 pontos percentuais.

Os juros cobrados das empresas também atingiram o piso histórico: passaram de 23,1% ao ano para 22,6% ao ano.

Esse acirramento concorrencial que observamos desde o início do ano repercutiu nas nossas estatísticas constatou Maciel.

Ainda segundo a autoridade monetária, o crédito total disponibilizado pelo sistema financeiro no Brasil subiu 1,1% em setembro, chegando a 51,5% do Produto Interno Bruto (PIB), ou R$ 2,237 trilhões


O Globo

Nenhum comentário: