"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

setembro 11, 2012

"RELAXAR E GOZAR" ? SAI A 13ª "FIGURA MINISTERIAL" DO GOVERNO(?) DA NADA E COISA NENHUMA, E ENTRA A MARTA(RECOMPENSA).

A ministra da secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, confirmou nesta terça-feira a saída de Ana de Hollanda do Ministério da Cultura.

Ela será substituída pela senadora Marta Suplicy (PT-SP), cujo convite foi formalizado em telefonema da presidente Dilma Rousseff logo após a cerimônia de anúncio da redução do custo de energia elétrica, hoje pela manhã.

Ela é a 13ª a deixar um ministério no governo Dilma Rousseff.


A posse de Marta Suplicy está marcada para a próxima quinta-feira, às 11h. A presidente, em nota à imprensa, agradeceu o empenho e os relevantes serviços prestados ao país por Ana de Hollanda, que assumiu o ministério em janeiro de 2011.

A presidente já vinha conversando com Marta Suplicy. No último dia 31 de agosto, as duas se reuniram no Palácio da Alvorada, mas Marta deixou o local sem dar entrevista.

Na nota, a presidente manifestou confiança no trabalho da futura ministra que vinha dando importante colaboração ao governo no Senado, e dará prosseguimento às políticas públicas e aos projetos que estão transformando a área da cultura nos últimos anos.

O motivo da demissão seria a queixa da ministra da Cultura sobre a situação financeira da pasta, feita em carta à ministra do Planejamento, Miriam Belchior e revelada pelo “O GLOBO a Mais”, edição vespertina do GLOBO para tablet.

A carta foi enviada no dia 15, com dados sobre o orçamento do ministério. Nela, a ministra da Cultura afirma que os números colocam em risco a gestão e até mesmo a existência de boa parte das instituições culturais.

Ela também fazia um alerta sobre a falta de plano de carreira e os baixos salários, citando a alta taxa de evasão, de 53%, dos funcionários aprovados no último concurso público para o MinC.


Nomeação de Marta pode ser recompensa

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) esteve semana passada com a presidente Dilma Rousseff acertando sua entrada na campanha do petista Fernando Haddad, em São Paulo, e possivelmente a nomeação para o Ministério da Cultura, cargo que deseja desde que Dilma foi eleita, em 2010.

A nomeação seria uma recompensa à senadora por ter sido preterida por Haddad para disputar a prefeitura de São Paulo pelo PT e pelo recente engajamento dela na campanha do ex-ministro da educação.

Nenhum comentário: