"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 05, 2012

Lewandowski e Barbosa, round 2 : "É com extrema urbanidade que muitas vezes se praticam as mais sórdidas ações contra o interesse público."


Depois do bate-boca no plenário, ministros voltam a se atacar

O Dia Seguinte

Quem assistiu ao bate-boca entre Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski anteontem acharia curiosa a cena vista minutos depois:
na sala contígua ao plenário, onde os ministros lancham, eles se cumprimentaram como se nada tivesse acontecido.


Com o passar dos anos, os ministros aprenderam a abafar os casos.
A partir de novembro, Barbosa presidirá a Corte. Lewandowski será vice-presidente.
Nos nos bastidores, a história é outra.


Lewandowski saiu atirando:

- Estou estupefato, perplexo com essa acusação indevida do ministro Joaquim Barbosa. O revisor tem direito de votar como todos os ministros, não é só o relator.

Barbosa também falou:

- Quem ficou estupefato fui eu. Ele é revisor e estava com o processo há sete meses. Se tivesse alguma objeção, deveria ter falado comigo.

Marco Aurélio tomou as dores de Lewandowski.
Nélson Jr./STF / Marco Aurélio Melo (à esquerda) e Ricardo Lewandowski: decisões contrárias à atuação fiscalizadora do CNJ
- Não gostei, pela falta de urbanidade do relator. Ele se arvora censor dos colegas? Fiquei pasmo, inclusive com as adjetivações impróprias.

Barbosa reagiu em nota:

"Urbanidade e responsabilidade não se excluem. Às vezes, a urbanidade presta-se a ocultar a falta de responsabilidade. É com extrema urbanidade que muitas vezes se praticam as mais sórdidas ações contra o interesse público."

Nenhum comentário: