"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 03, 2012

Julgamento do mensalão repercute na imprensa internacional

O início do julgamento do mensalão foi comentado e analisado pela imprensa internacional. Na Europa, nos Estados Unidos ou na América Latina, a tarefa do Supremo Tribunal Federal (STF) de julgar os 38 réus e os desdobramentos políticos do caso foram abordados.

Para o britânico ("Guardian") , apesar de tratar-se do esquema que atentou mais gravemente contra os valores democráticos, segundo a avaliação da Procuradoria-Geral da República, não deve haver dividendos políticos que compliquem a situação da presidente Dilma Rousseff. O jornal, em sua edição on-line, destaca que, mesmo sendo do PT, "a presidente não deve ser prejudicada, pois demitiu todos os ministros que se envolveram em escândalos de corrupção no seu governo".

"Corrupção e assassinato não são novidade no Brasil, mas a importância do caso traz a esperança de que problemas endêmicos como esse sejam abordados e combatidos", diz o jornal, que cita ainda outros casos de corrupção. Além do "Mensalão scandal", a relação entre o ex-senador Demóstenes Torres e Carlinhos Cachoeira é citada.

Com o título "Começa o julgamento do caso de corrupção que abalou Lula", (o argentino Clarín) explica o papel fundamental de Roberto Jefferson para a explosão do caso. O periódico relembra a denúncia da compra de parlamentares por meio de mesadas.

O jornal, entretanto, sustenta uma versão singular sobre o caso: a de que o PSDB, de José Serra e Fernando Henrique, pressionou pelo impeachment do então presidente.

"Cardoso chegou a exigir publicamente a renúncia de Lula, mesmo sem nenhuma comprovação de que o então chefe de estado tivesse vinculação com os delitos cometidos por muitos de seus aliados". Sabe-se que o PSDB não se comportou desta forma, mesmo após o depoimento explosivo de Duda Mendonça. A oposição passou a adotar o discurso de que o PT deveria ser derrotado nas eleições de 2006.

O espanhol ("El País") descreve a denúncia da Procuradoria-Geral da República e o esquema de desvio de dinheiro público estabelecido no Banco do Brasil. Para especialistas ouvidos pelo jornal, o resultado do julgamento será importante para o futuro do país.

O "El País" cita a opinião do ex-presidente Fernando Henrique, segundo a qual o país pode ter "uma mudança cultural" após a sentença.

"O ex-presidente diz que uma condenação contra os acusados, ou pelo menos contra os mais importantes deles, poderá colocar um ponto final na cultura da corrupção e da impunidade política que aflige o país".

Já o (site da CNN) destaca o fato de que a imprensa brasileira considera o "julgamento do século" o do mensalão, além de citar o desvio de dinheiro para pagamento de mesadas. Em quase todos os portais, os textos são ilustrados com uma foto do ex-deputado cassado José Dirceu.

Nesta semana, a revista (THE ECONOMIST) já havia feito a avaliação de que "julgar o mensalão é avanço contra impunidade".

O Globo

Nenhum comentário: