"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 10, 2012

GERENTONA DE NADA E COISA NENHUMA "SEM MARQUETINGUE" ! Febraban estava certa: o cavalo não quis beber água

Números parciais dos balanços dos bancos no segundo trimestre consolidaram as suspeitas:
o apoio das grandes instituições privadas à campanha do governo brasileiro para ampliar os empréstimos e reduzir os spreads ficou no plano político.

Embora publicamente apoiem a cruzada do governo por juros mais baixos para sustentar o crescimento de longo prazo do país, gigantes como Bradesco,
Itaú Unibanco e Santander Brasil mostraram com os resultados do segundo trimestre que, na prática, prevaleceu a ortodoxia da cartilha bancária, que recomenda prudência em tempos adversos, como os de desaceleração econômica e aumento da inadimplência.


De um lado, os bancos aumentaram provisões para perdas com calotes, e de outro desceleraram a concessão de novos empréstimo.

Além disso, os banqueiros enfatizaram que uma redução maior dos spreads só virá com queda da inadimplência e menos encargos, como impostos e compulsórios.

"Não é normal ter spreads reduzidos com inadimplência alta", disse o presidente-executivo do Santander Brasil, Marcial Portela, ao comentar os resultados do segundo trimestre.

Em abril, ao cobrar queda de juros pelos bancos, a presidente Dilma Rousseff afirmara ser inadmissível que o Brasil, tendo um sistema financeiro sólido e lucrativo, continuasse com um dos juros mais altos do mundo.

Mas os banqueiros enxergam o problema de forma diferente.

"É errado acreditar que o spread esteja relacionado apenas aos lucros dos bancos", disse recentemente a jornalistas o diretor de controladoria do Itaú Unibanco, Rogério Calderón.

Segundo estimativas da Thomson Reuters, as reservas dos cinco maiores bancos no país para créditos de má qualidade alcançaram a cifra recorde de 30 bilhões de reais no primeiro semestre.

Os grandes bancos privados também reduziram as perspectivas de crescimento do crédito e mantiveram as margens financeiras, levando os bancos estatais a abocanhar uma maior fatia do mercado em junho, segundo dados do Banco Central.

As linhas que sofreram maiores reduções de juros vieram acompanhadas de exigências não triviais, como a de condicionar os clientes a ter conta corrente no banco e um pacote de serviços. É o caso de programa "BOMPRATODOS", do próprio Banco do Brasil.

Já o Itaú Unibanco inovou com o lançamento do Itaucard 2.0, que reduz o juro do cartão de crédito pela metade, mas cobra encargos dos clientes a partir da data da compra e não do vencimento da fatura, como o usual.

"O produto, em vez de reduzir, vai aumentar a receita do Itaú", disse o analista do Barclays, Fabio Zagatti.

Num sinal contundente de que a ofensiva deflagrada em abril não surtiu os efeitos desejados, o ministro da Fazenda, Guido Mantega chamou na quarta-feira para uma reunião em Brasília os representantes dos maiores bancos do país, para pedir deles maior "proatividade" no crédito, segundo disse à Reuters uma fonte com conhecimento do assunto.

SEM OFERTA, NEM DEMANDA


Esse desdobramento inicial diferente do desejado, porém, pode não ter sido uma postura deliberada dos bancos privados contra o governo, mas parte de um cenário do qual os próprios tomadores de crédito também recuaram.

Segundo a Serasa Experian, a fadiga no endividamento fez a demanda do consumidor por crédito cair 7,4 por cento no primeiro semestre ante igual período de 2011.

Para o economista e presidente da agência de classificação de risco SR Rating, Paulo Rabello de Castro, o aumento da inadimplência diminuiu a oferta de crédito, anulando o efeito positivo da redução dos juros sobre o crédito.

"O momento não é propício para colher os frutos dessa estratégia", disse.

Os dois maiores bancos privados do país, o Itaú e o Bradesco, já avisaram que suas operações de crédito neste ano vão crescer menos do que o previsto inicialmente.

Além disso, o spread voltou a subir no começo de julho, depois de cair por quatro meses consecutivos, segundo dados preliminares do Banco Central.

Derrubar o spread, a diferença entre a taxa paga pelos bancos para tomar recursos e a que cobram dos clientes, foi justamente o principal objetivo declarado pelo governo, quando fez os bancos estatais saírem na frente com cortes agressivos de juros.

Embora doloroso, o quadro atual lastreia o diagnóstico feito em maio pelo economista-chefe da Febraban, Rubens Sardenberg, quando escreveu "você pode levar um cavalo até a beira do rio, mas não conseguirá obrigá-lo a beber água". A declaração do economista foi interpretada como um afronta ao governo, levando a presidente Dilma Rousseff a exigir retratação pública dos bancos.

Mas além de colher um resultado prático mais tímido do que o pretendido, o governo brasileiro está sendo alvo de alertas sobre o perigo de forçar demais o crédito, num momento em que o mundo enfileira crises financeiras, causadas em parte justamente por financiamentos concedidos sem critério no passado.

Num deles, semana passada, o Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou para a necessidade de melhorar a supervisão bancária e a disponibilidade de taxas de longo prazo no país. O organismo internacional viu na crescente inadimplência um sinal claro de desequilíbrio financeiro dos consumidores, que poderia se exarcebar diante de uma crise financeira.

Alves e Guillermo Parra-Bernal/Reuters

Nenhum comentário: