"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 26, 2012

ENTRE, SÓ NÃO REPARE A BAGUNÇA. “Suspeitei desde o princípio!” ! E AGORA QUEM PODERÁ NOS SALVAR? DIRIA O SUPER-HERÓI CHAPOLIN : Melhor ficar em casa


Para os moradores das cidades sedes da Copa do Mundo, a disputa do torneio no Brasil, em 2014, será um bom convite para ficar em casa.
Culpa das dificuldades de mobilidade urbana enfrentadas nas principais capitais do país.

Boa parte dos problemas previstos desde 2007, quando a Fifa anunciou que o país sediaria o Mundial, não conseguirão ser contornados a tempo.

Os políticos ainda evitam confirmar oficialmente que serão decretados feriados municipais nos dias em que suas cidades receberem partidas da Copa do Mundo, mas a manobra, autorizada desde junho com a publicação da Lei Geral da Copa, será usada.

Retirar do trânsito parte da frota de carros deve ser a medida mais efetiva.


"Estamos vivendo um momento ímpar para mostrarmos planejamento. É só dar um feriado em dia de jogo, e os problemas de trânisto estarão resolvidos", minimizou o secretário especial da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa, que aceita falar abertamente sobre o tema.

Os pedidos para que a população permaneça em casa não seriam inéditos.
Londres, sede da última edição dos Jogos Olímpicos, teve engarrafamentos durante os 15 dias de competição. A situação só não foi pior porque o departamento de transportes da cidade recomendou que os cidadãos trabalhassem em casa durante a competição.


Também por iniciativa governamental, foi lançado um site para que os moradores planejassem suas rotinas de antemão. Uma companhia aérea local chegou a pedir aos ingleses que evitassem sair do país, a fim de não congestionarem os aeroportos.

No Brasil, as três esferas do governo planejaram obras essenciais para que a malha viária consiga receber 600 mil estrangeiros que devem desembarcar no país em 2014, conforme previsão do Ministério do Turismo.

Com a divulgação da Matriz de Responsabilidades, em janeiro de 2010, foi calculado um gasto de R$ 14,4 bilhões nessas construções e reformas, a maior parte delas destinadas a facilitar o trajeto entre aeroportos, setores hoteleiros e estádios.


Projetos cancelados

O que é bonito no papel, porém, não tem funcionado na prática. Das 54 obras planejadas, 29 enfrentam atrasos preocupantes. Além dessas, cinco acabaram canceladas porque não ficariam prontas a tempo. Entre as capitais mais preocupantes, está Brasília.

A importante reforma na rodovia que liga a Asa Sul ao Aeroporto JK ainda nem sequer começou.


Pior é a situação da prometida construção do veículo leve sobre trilhos (VLT).
Em maio do ano passado, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, prometeu que o VLT seria entregue antes da Copa do Mundo. Hoje, nem mesmo a nova licitação para as obras, paralisadas desde 2010, está aberta.

"Ainda estamos procurando em qual PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) ele se encaixa, para mantermos o financiamento", explicou o vice-governador do DF, Tadeu Filippelli.


Outras capitais também enfrentam sérios problemas.
Em Porto Alegre, sete obras ainda não iniciaram, a 655 dias da abertura da Copa do Mundo.

A situação é alarmante em Manaus, onde nenhuma das construções começou.


Os responsáveis nos dois estados preferiram não atender a reportagem para comentar o assunto.


BRAITNER MOREIRA Correio Braziliense


CAMUFLADOS/EXEMPLO DO NO PAPEL
Manaus :
ÔÔPAAAA ! QUEEEE BELEEEZAAAA...


Obra Monotrilho Manaus (8)

Obra Monotrilho Manaus (2)

Obra Monotrilho Manaus (3)Obra Monotrilho Manaus (4)Obra Monotrilho Manaus (7)Obra Monotrilho Manaus (5)Obra Monotrilho Manaus (6)

Nenhum comentário: