"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 08, 2012

O MONSTRO, O BOZINHO, O JONH... Julgamento do assassinato de Celso Daniel começa nesta 5ª


Começa nesta quinta-feira o julgamento de cinco acusados de sequestrar e matar o ex-prefeito de Santo André, na Grande São Paulo, Celso Daniel (PT), assassinado em janeiro de 2002.
Serão levados a júri popular cinco suspeitos:
Ivan Rodrigues da Silva, o Monstro;
Rodolfo Rodrigo dos Santos Oliveira, o Bozinho;
Elcyd Oliveira Brito, o Jonh;
Itamar Messias Silva dos Santos
e José Edison da Silva.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, os cinco seriam responsáveis pelo arrebatamento e pela execução do ex-prefeito.

Ainda segundo o MP, o crime teria ocorrido porque Daniel, então prefeito de Santo André, foi morto porque estava decidido a acabar com as atividade de uma quadrilha que praticava crimes contra a administração pública da cidade. Em 2005, Bruno José Daniel Filho, irmão de Celso Daniel, disse à CPI dos Bingos do Senado que o suposto esquema de Santo André financiava campanhas eleitorais do PT.
No único julgamento de um dos envolvidos com o crime, Marcos Roberto Bispo dos Santos, o Marquinhos, foi condenado, em novembro de 2010, a 18 anos de prisão. Marquinhos é acusado de dirigir um dos carros usado no sequestro.

Apontado como mandante do crime, o empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, não será julgado agora. O processo contra ele foi desvinculado dos demais. Ele entrou com dois recursos no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

_Os dois foram negados, mas o processo dele não voltou pra mim. Por isso julgamento será separado disse o juiz Antonio Hristov, da 1.ª Vara da Comarca de Itapecerica da Serra, onde corre o processo.

Sombra era amigo próximo e tinha negócios com a prefeitura de Santo André. Os dois teriam rompido politicamente e Sérgio teria contratado um grupo de homens para matar o ex-prefeito, simulando um latrocínio normal. O corpo de Daniel foi encontrado em uma estrada de terra em Itapecerica da Serra, um dia depois de ter sido sequestrado.

Apesar da repercussão política do caso, Hristov diz que o júri seguirá o processo normal.

_Vamos tratara como qualquer outro tribunal de júri para homicídio. A diferença é garantir um bom trabalho para a imprensa e evitar o assédio dos jurados afirmou.

Os réus listaram 13 testemunhas para serem ouvidas durante o julgamento. A expectativa do juiz Antônio Hristov é que o julgamento dure, no máximo, dois dias.

O Globo

Nenhum comentário: