"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 09, 2012

Inflação oficial acelera : IPCA triplica para 0,64% no mês, maior taxa desde abril de 2011.

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), acelerou um pouco mais do que o previsto em abril, com alta de 0,64% no mês, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa triplicou em relação ao avanço de 0,21% registrado em março. Foi o maior índice mensal desde abril de 2011 (0,77%).

Desse jeito, o IPCA acumulado no ano chegou a 1,87%, ainda abaixo da taxa de 3,23% do mesmo período de 2011. Mesmo o índice acumulado nos últimos 12 meses até abril desacelerou, para 5,10%, depois de marcar 5,24% em março.

Economistas esperavam, na mediana das previsões coletadas pelo Banco Central, um avanço de 0,58% em abril, segundo o último boletim Focus divulgado na segunda-feira passada. Para maio, a expectativa é que o IPCA desacelere a 0,47%

O Globo

Nenhum comentário: