"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 09, 2012

E NO brasil maravilha...Preços administrados já pressionam IPCA - taxa de água e esgoto, gás de botijão, energia elétrica residencial, ônibus urbano, táxi, metrô, etc.

Em abril, ficaram mais caros
taxa de água e esgoto,

gás de botijão,
energia elétrica residencial,
ônibus urbano,
táxi,
metrô,
emplacamento e licenças,
óleo diesel,
produtos farmacêuticos,
plano de saúde e telefone fixo.

Três desses itens apareceram entre os principais impactos no IPCA do mês:
remédios,
plano de saúde
e energia elétrica.

"Os serviços monitorados, apesar de terem aumentado muito em abril, na taxa acumulada no ano e em 12 meses ainda estão abaixo do índice geral (IPCA). Isso significa que os serviços estão pressionando mais a inflação", afirmou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE.

No ano, a alta acumulada nos preços dos serviços é de 1,39% e, em 12 meses, de 3,13%. No IPCA, a alta acumulada no ano é de 1,87% e, em 12 meses, de 5,10%.


No entanto, a inflação de maio terá forte impacto de reajustes de monitorados, como táxi, energia elétrica e tarifa de água e esgoto.
"Maio, pelos reajustes que já foram concedidos, é um mês que vai se caracterizar por aumentos de administrados", disse Eulina.


Os impactos esperados para a próxima leitura do IPCA são dos reajustes de táxi no Rio de Janeiro, de 6,8% na bandeira e 6,2% no quilômetro rodado, a partir de 4 de abril;
de 3,17%, em média, no táxi em Porto Alegre a partir de 30 de abril;
de 5,3% na tarifa de energia elétrica de uma das empresas que operam em Porto Alegre a partir de 19 de abril;
de 3,7% na energia elétrica em Belo Horizonte a partir de 8 de abril;
de 5,4% na energia elétrica no Recife a partir de 29 de abril;
de 6,5% na energia elétrica em Salvador em 22 de abril;
de 5,4% na taxa de água e esgoto em Belo Horizonte em 13 de maio;
de 12% na água e esgoto em Fortaleza em 30 de abril;
de 12,9% na água e esgoto em Salvador em 1º de maio;
e de 5,3% na água e esgoto em Goiânia em 1º de maio.


"Maio vai concentrar mais reajustes de administrados do que abril", confirmou Eulina. "Todos esses itens, especialmente energia elétrica e taxa de água e esgoto são muito importantes nas despesas das famílias."

DANIELA AMORIM/Estadão

Nenhum comentário: