"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 16, 2012

BRASIL REAL SEM "MARQUETINGUE" : Inadimplência do consumidor tem maior alta para abril desde 2002


A inadimplência do consumidor cresceu 4,8% em abril deste ano, em comparação a março, a maior alta para esse mês desde 2002, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Serasa Experian.

O aumento na quantidade de calotes mostra que o endividamento do consumidor ficou ainda maior do que em março, considerado o mês mais crítico do ano.

Em comparação a abril do ano passado, a inadimplência aumentou 23,7%.

A alta no índice foi puxada pelas dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços), que aumentou 8,8% no mês.

O calote em dívidas com bancos cresceu 4,3%. Já os títulos protestados e cheques sem fundos limitaram a alta da inadimplência, porque caíram respectivamente 13,7% e 7,4%.

O valor médio das dívidas também cresceu significativamente de janeiro deste ano a abril. As dívidas não bancárias aumentaram 23,% em valor, para R$ 386,70 na média.

O saldo médio do débito em cheques sem fundos cresceu 12%; em títulos protestados, 8,8% e com bancos, 0,1%

O Globo

Nenhum comentário: