"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 16, 2012

ALERTA À NAÇÃO... Exército ensaia abrandar punições e coronel Sebastão Curió.


Os chefes das Forças Armadas vêm tentando contornar a crise na caserna por meio de conversas com militares da reserva, evitando aplicar a punição determinada pelo governo há cerca de um mês.

Na semana passada, o general Enzo Peri esteve no Rio de Janeiro e, nesta segunda-feira, em Brasília, em reunião com líderes do manifesto “Alerta à Nação” para tratar o assunto.

Está previsto para os próximos dias um terceiro encontro, em São Paulo.


Segundo militares presentes à reunião, o comandante teria afirmado taxativamente que não haverá punição formal aos que assinaram a nota com críticas à presidente Dilma Rousseff.

Os generais convidados à reunião manifestaram preocupações com o agravamento da crise e foram incitados pelo comandante Enzo a trabalharem para que o Exército se mantenha coeso.


“O comandante sabe que seria uma bobagem punir, porque não há base legal para a punição e haveria uma enxurrada de processos judiciais”, afirmou um oficial da reserva. Oficialmente, o Exército nega que o general Enzo tenha retirado a perspectiva de punição.

Segundo informações da instituição, as conversas de fato estão ocorrendo, em uma tentativa de amenizar a crise, mas o comandante do Exército não teria descartado a possibilidade de punir os oficiais rebelados.

Sobre o assunto, ele teria afirmado aos generais da reserva que o problema estaria sendo resolvido de forma “centralizada” por ele.


Fontes do governo avaliam como “satisfatória” a maneira como o remédio para a crise está sendo administrado, sem a aplicação de pena aos militares. Na quarta-feira (14), declarações do ministro da Defesa, Celso Amorim, de que a lei criadora da Comissão da Verdade “convalida” a Lei de Anistia, foram recebidas como uma sinalização positiva pela caserna.

Indiciamento
A denúncia do Ministério Público do Pará contra o coronel Sebastião Curió, notório pela repressão à Guerrilha do Araguaia, pode ser um fator de agravamento da situação.

“Estamos nos preparando para responder judicialmente a essa ação. Não vamos deixar o Curió sozinho”, afirmou um militar da reserva.

JÚNIA GAMA Correio Braziliense

Nenhum comentário: