"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

dezembro 14, 2011

O BRASIL SEGUE "MUDANDO" : BC aponta queda de 0,23% na atividade econômica em 10/11. IBC-Br: dificilmente economia terá crescimento de 3,8% em 2011


A atividade econômica apresentou retração de 0,23% em outubro, informou o Banco Central nesta quarta-feira. A autoridade monetária divulga a cada mês uma espécie de prévia do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) por meio do Indicador de Atividade Econômica do BC (IBC-Br).

Embora registre uma alta de 0,69% em relação a outubro de 2010, o IBC-Br mostra que a economia brasileira dificilmente terá o crescimento de 3,8% que ainda faz parte das estimativas oficiais do governo.

O próprio ministro da Fazenda, Guido Mantega, já admitiu que o resultado do ano deverá ficar em torno de 3,2%. De acordo com o indicador do BC, a atividade econômica registra uma elevação de 3,04% no ano e de 3,47% em 12 meses.

Dados divulgados na semana passada pelo IBGE mostraram que a economia brasileira ficou estagnada no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. A variação foi nula (0,0%), marcando estabilidade do Produto Interno Bruto (PIB, total de bens e serviços produzidos no país) em relação ao período imediatamente anterior.

O resultado só não foi negativo em função do desempenho do setor externo. As exportações de bens e serviços subiram 1,8% enquanto as importações caíram 0,4% em relação ao trimestre anterior.

Já o consumo das famílias e os investimentos registraram quedas.


Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o PIB brasileiro apresentou crescimento de 2,1%.

O Globo

Nenhum comentário: