"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

dezembro 14, 2011

brasil maravilha : Inadimplência sobe 2,4% no mês e 24,6% em 12 meses



A inadimplência subiu 2,4% em novembro, em relação a outubro, a segunda alta mensal consecutiva apurada pela empresa Boa Vista, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

No acumulado de janeiro a novembro, o número de novos registros cresceu 23,2%, ante o mesmo período do ano passado. A comparação em relação ao mês de novembro do ano passado registra alta ainda maior, de 24,6%.

Na avaliação da empresa, o início de um ciclo de diminuição da taxa de juros, aliado aos altos níveis de emprego e renda, contribuem para que o número de registros de inadimplentes seja elevado, com pequenas variações mensais, apesar da retração observada nas economias brasileira e mundial.

A análise regional dos registros de inadimplentes apontou que a região Centro-Oeste é a que apresenta a maior variação no acumulado do ano, com expansão de 25,9%.

A região Nordeste, por sua vez, teve a menor alta no número de registros, com crescimento de 21,5%. Na variação mensal, quando analisada a série com ajuste sazonal, a região Centro-Oeste também foi a que apresentou o maior aumento, de 6,9%.

Estadão

Nenhum comentário: