"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

dezembro 07, 2011

Brasil Real - PPP que funciona é PPP tucana

Sete anos depois de terem sido regulamentadas no país, as Parcerias Público-Privadas ainda não decolaram em âmbito federal. Até agora, apenas uma iniciativa saiu do papel.

Em contrapartida, os estados, principalmente os governados pelo PSDB, têm cada vez mais lançado mão da modalidade:

há 17 PPP regionais em andamento, cujos investimentos somam R$ 7,4 bilhões, e uma carteira em expansão.

A frustração não seria tão grande se o Estado brasileiro usasse sua capacidade de investir para alavancar o desenvolvimento do país e não impusesse tantas travas ao empreendimento privado.

O governo do PT fracassou na implantação de Parcerias Público-Privadas (PPP) em obras federais no país. Passados sete anos desde que foi sancionada a lei brasileira que regulamenta esta modalidade de investimentos, somente uma iniciativa saiu do papel.

Quem de fato tem se destacado na adoção de parcerias têm sido os estados, que já firmaram 17 PPP e se preparam para expandir ainda mais a carteira.

Para o contribuinte, o benefício é duplo:
investimentos efetivos na melhoria da qualidade de vida e menores dispêndios de recursos públicos.

Leia a íntegra (arquivo em PDF) :
Brasil Real 88 - PPP que funciona é PPP tucana - Novembro/11

Nenhum comentário: