"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

outubro 06, 2011

"PRESIDENTA" DE NADA E COISA NENHUMA PASSEANDO, E AQUI... Indústria: 9 locais registram queda acima da média nacional

O IBGE divulgou há pouco que a produção industrial recuou em agosto em dez dos 14 locais pesquisados.



Como já havíamos publicado esta semana aqui no blog, o indicador, que representa a média nacional, desacelerou em agosto em relação a julho, ao registrar redução de 0,2%, depois de ter avançado 0,3%.


Como mostra o gráfico abaixo, nove estados tiveram queda na produção industrial acima da média nacional, com destaque para Goiás (-6,6%) e Espírito Santo (-6,4%), onde os recuos foram mais acentuados.

Mas outros locais, como Amazonas (-4,5%),

Pernambuco (-3%),

Bahia (-1,9%),
Rio Grande do Sul
(-1,5%),

Pará
(-1,2%),

Minas Gerais (-1,1%)

e região Nordeste (-0,9%) também estão nessa lista.

- São Paulo, parque industrial mais diversificado do país e de maior peso na estrutura da indústria, apontou variação negativa de 0,1% - diz a nota do IBGE.

Paraná (7%),

Rio de Janeiro (4,3%),
Santa Catarina
(1,9%)

e Ceará (1,5%) foram as localidades que registraram aumento na produção industrial entre julho e agosto.


Valéria Maniero/O Globo

Nenhum comentário: