"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

outubro 11, 2011

O BRASIL DA "PRESIDENTA/GERENTONA" : Mais inflação no horizonte. Mercado sobe projeção de inflação para 2012

Analistas do mercado financeiro aumentaram a previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 5,53% para 5,59% em 2012.

Segundo a pesquisa semanal que o Banco Central (BC) faz com instituições financeiras, foi a sexta alta seguida do índice medido pelo IBGE e usado pelo governo no sistema de metas de inflação.

Tanto este ano quanto no próximo o objetivo central é de 4,5%, podendo ficar entre 2,5% e 6,5%. Para este ano, a previsão se manteve em 6,52%.


- Essa nova alta veio diante da sinalização que o BC está dando de que vai continuar a cortar os juros daqui para a frente. Como o banco mostrou isso, a resposta é que o mercado prevê que a inflação será maior - disse César Frade, professor do Ibmec.

Já a projeção média para a cotação da moeda americana passou de R$1,73 para R$1,75 neste ano. Foi o sexto aumento consecutivo.

O diretor da NGO Corretora, Sidnei Nehme, discorda desse cenário e aposta que o real continuará a se apreciar até chegar a 1,70 por dólar. E isso viabilizará um corte maior dos juros, já que o dólar desvalorizado será uma pressão a menos sobre a inflação:

- Tornando-se efetivo este ambiente que projetamos, o BC estará confortável para um corte entre 0,75 ponto percentual e 1 ponto, caso contrário poderá limitá-lo a 0,5 ponto.

A previsão de crescimento para este ano ficou estável, passando de 3,51% para 3,5%.
Para 2012, a expansão da atividade econômica está projetada em 3,7%.

Gabriela Valente O Globo

Nenhum comentário: