"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

setembro 05, 2011

Após Copom, projeção de Selic e PIB caem, aponta Focus

Na primeira divulgação do boletim Focus após o corte de 0,50% na taxa básica de juros do país (Selic) na semana passada, o mercado reduziu a previsão para este ano para 12,38%. Antes desta redução, as estimativas apontaram, durante três semanas consecutivas, para Selic a 12,50% neste ano.

Para 2012 as projeções também apontam queda, para 11,88%, vindo de previsão de 12,38% na divulgação da semana passada. Há quatro semanas as projeções de Selic para 2012 também apontavam para 12,50%, mas este indicador já havia apresentado redução na leitura anterior à reunião do Copom que cortou a taxa de juros.

Já a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) caiu para 3,67% neste ano, recuando, pela quinta semana consecutiva. Na leitura da semana passada estimava-se crescimento de 3,79% para o PIB neste ano, e na anterior a esta, 3,84%. Para o ano que vem os analistas consultados pelo BC estimam avanço de 3,84%, o que representa queda em relação aos 3,90% constante na projeção anterior a divulgação atual do relatório.

Para a taxa de câmbio houve manutenção nas previsões de R$ 1,60 para o fim do ano, pela décima segunda semana consecutiva. Para o próximo ano, os analistas consultados pelo BC esperam taxa a R$ 1,63, o que representa estabilidade em relação às três últimas projeções do levantamento.

(Bruno De Vizia | Valor)

Nenhum comentário: