"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 19, 2011

CNI: crise afetará ainda mais a confiança dos empresários

Os empresários estão menos confiantes, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e a situação adversa da economia mundial deve fazer com que o otimismo caia ainda mais no terceiro trimestre.

Em agosto, o índice que mede a confiança caiu para 56,4 pontos, como mostra o gráfico abaixo, ficando abaixo da média histórica de 59,6 pontos.

A CNI diz que a queda do otimismo, que ocorre praticamente desde fevereiro, ocorreu em todos os portes de empresa e foi puxada pela piora na avaliação das condições atuais da economia. A confiança em relação aos próximos seis meses também é menor:

- O setor industrial vem percebendo que a economia perde dinamismo e, por isso, está menos otimista - diz o economista Marcelo de Ávila, da CNI.

Valéria Monteiro/Globo

Nenhum comentário: