"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 12, 2011

NÃO HÁ RENDA QUE SUPORTE TANTO CRÉDITO :Inadimplência do consumidor tem a maior alta em 9 anos. Mercado volta a elevar previsão para inflação e juros.


Pesquisa divulgada ontem(11/07) pela Serasa Experian mostra que a inadimplência do consumidor fechou o primeiro semestre com alta de 22,3% em relação ao mesmo período do ano passado, o que representa o maior aumento desde 2002.

- O crescimento da inadimplência é justificado pelos efeitos da política monetária para controle da inflação, alta dos juros, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e encarecimento do crédito - dizem os economistas da consultoria.

De acordo com a Serasa, o consumidor enfrenta uma redução no poder aquisitivo e o crescente endividamento dificulta o pagamento de dívidas assumidas anteriormente.

Os economistas chamam a atenção para o crescimento da inadimplência com cheques, devido a vários segmentos do varejo intensificarem o uso do pré-datado para contornar os custos com cartões de crédito e para aliviar o consumidor do maior IOF.


A inadimplência do consumidor também apresentou crescimento nas comparações mensais e anual:
em junho, o índice registrou alta de 7,9% na comparação com maio; em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 29,8% - maior alta desde maio de 2002, segundo a consultoria.


Mercado volta a elevar previsão para inflação e juros

Depois de nove semanas em queda, o mercado elevou de 6,15% para 6,31% a previsão para a inflação deste ano, que volta a se aproximar do teto da meta (6,5%) estabelecido pelo governo.

Os analistas aumentaram também a projeção para a taxa básica de juros, que passou de 12,50% para 12,75%.

Segundo o relatório Focus, divulgado (11/07)e pelo Banco Central, a estimativa para o IPCA de 2012 está em 5,20%, acima da divulgada na semana passada (5,10%), enquanto a previsão para a Selic continua em 12,50%.

Os analistas acham que a economia crescerá 3,94% em 2011 e 4,10% no ano que vem.

Valéria Maniero/ O Globo

Nenhum comentário: