"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 18, 2011

PARA O BRASIL CONTINUAR MUDANDO. EVOLUÇÃO DA CARROÇA GOVERNAMENTAL MAMBEMBE DESEMBESTADA : Brasil despenca em ranking de competitividade.


O Brasil despencou seis posições no ranking do Índice de Competitividade Mundial 2011, apurado pelo International Institute for Management Development (IMD) em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). A redução na produtividade e na eficiência empresarial e o aumento do custo de vida foram os principais responsáveis pela queda do país do 38º para o 44º lugar na lista de 59 países avaliados no estudo.

Com o resultado, o Brasil rompe um histórico de crescimento que começou em 2007.
No ano passado, o país havia subido duas posições.
No estudo, que aponta Hong Kong e Estados Unidos com índice máximo de 100,
o Brasil aparece com 61,043 pontos,
abaixo de Peru (62,651)
e México (64,025).


Para o professor da FDC Carlos Arruda, responsável pela captação e pela avaliação dos dados brasileiros, a perda de 12 posições no quesito "preços" e de 21 no fator "produtividade e eficiência" são sinais de alerta para a economia nacional.

- A continuidade do crescimento do país vai depender do comportamento da economia brasileira frente aos desafios do câmbio, do crédito, dos ativos e da produção - avalia Arruda.

Lino Rodrigues O Globo -

Nenhum comentário: