"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 16, 2011

BASE ALIADA : CRESCE PRESSÃO POR CARGOS E OS "SEM EMPREGO".

http://2.bp.blogspot.com/_I5Ezm3xNF5k/Sqe9yV6b2SI/AAAAAAAAAuA/ggtuodhzLNc/s400/PREFEITURA...POL%C3%8DTICO...SEM...MANDATO....jpg
Com o argumento de que é um governo de continuidade e que os partidos da base são os mesmos, a presidente Dilma Rousseff tem levado os dirigentes partidários de sua aliança à loucura ao resistir em fazer nomeações para cargos federais.

Depois de quase seis meses de mandato, os aliados, cada um com uma lista interminável de cargos na mão, alegam que não há mais desculpa para não atender às demandas por milhares de cargos de segundo, terceiro e até quarto escalões em aberto nos estados.
A lista mais conhecida, já nas mãos da presidente, é a do próprio PT, com mais de 120 cargos que os petistas pretendem ocupar.

Os partidos, de fato, são os mesmos, mas, com a eleição do ano passado, houve mudanças na correlação de forças de líderes regionais. Os que ascenderam não se conformam em não poder nomear os seus. E os fortes que ficaram sem mandato também querem manter seus apadrinhados e garantir espaço para eles próprios.

Mas Dilma anda resistindo e avisou que não vai aceitar ser pressionada.
Pretende dar um freio no apetite dos aliados. Em frente ao Palácio do Planalto, nos salões e plenários do Congresso Nacional, o recado também já foi dado:
a situação da base governista no Congresso não anda muito satisfatória para a presidente continuar freando as nomeações e desagradando aos aliados.

Mau resultado no 1o - teste de Dilma

O resultado catastrófico do primeiro grande teste de Dilma em uma votação importante, ado polêmico Código Florestal, foi uma prova disso. Há ameaças até mesmo do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), de desobedecer a orientação do governo e incluir na pauta do Congresso a votação do veto do ex-presidente Lula àdistribuição dos royalties do
petróleo entre todos os estados.

Sarney, entre outras insatisfações, teria ficado inconformado com o rebaixamento de José Antonio Muniz, deslocado da presidência da Eletrobras para uma diretoria da estatal.

Parlamentares da base passaram a ser avisados pelo ministro da Casa Civil, Antonio Palocci , de que não adianta ficar cobrando a nomeação para cargos, porque as demandas já estão apresentadas e agora é preciso esperar o tempo da presidente.

Dilma não gostou nada da afirmação pública do novo presidente do PT, Rui Falcão, de que o partido entregou uma lista com 120 cargos. Segundo ministros, ela não esperava esse tipo de pressão pública do próprio PT.

Isso porque reabre a disputa entre aliados e aumenta as insatisfações. Ela nem recebeu o novo presidente do PT até agora. Quando passou ocargo de presidente da sigla para Falcão, José Eduardo Dutra lhe repassou uma lista com pedidos de nomeação para secretarias, delegacias esuperintendências de estatais e dos ministérios nos estados.

No PMDB, pleitos de quem não se elegeu

Depois do PT, as maiores reclamações são dos peemedebistas. Ainda durante a transição, os negociadores do PMDB, entre eles o vice-presidente Michel Temer, repassaram a lista de pleitos a Palocci e Dilma. No PMDB, há uma infinidade de pleitos. Há os reprovados nas urnas ano passado.


Ainda na transição, foi entregue ao governo uma lista com os pleitos do partido. Da parte do PMDB, muito pouca coisa aconteceu — confirma o ex-deputado Elizeu Padilha, um dos assessores especiais de Temer.

Outro peemedebista do Congresso desabafa:


Dilma não gosta de discutir isso, quer manter a composição antiga para não fazer barulho. E Palocci é muito lento. Há descontentamento também nos partidos menores, como o PC-doB.
Os comunistas reclamam até hoje da dificuldade de arrumar alguma vaga no governo para o ex-deputado Flávio Dino, que foi sacrificado no Maranhão por causa do apoio de Dilma e Lula à reeleição da governadora Roseana Sarney.


Qual a dificuldade de acomodar uma pessoa com a competência de Flávio Dino no governo?
Por que o Sarney não quer?
Como assim?
O Palocci mantém uma linha de espatifar a base e cuidar de fortalecer o nicho dele, que é o PT —afirma a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), resumindo o clima de insatisfação no histórico aliado do PT.

OS SEM "EMPREGO"

ANA JÚLIA CAREPA (PT)
Ex-governadora do Pará, perdeu a disputa pela reeleição para o tucano Simão Jatene

IRIS REZENDE (PMDB)
Ex-prefeito de Goiânia, perdeu a eleição para o governo de Goiás para o tucano Marconi Perillo

JOSÉ MARANHÃO (PMDB)
Ex-governador da Paraíba, não conseguiu se reeleger . Perdeu para Ricardo Coutinho (PSB)

PATRUS ANANIAS (PT)
Ex-ministro do Desenvolvimento Social, perdeu em Minas como vice na chapa de Hélio Costa

HÉLIO COSTA (PMDB)
Ex-ministro das Comunicações, perdeu o governo de Minas para o tucano Antônio Anastasia

FLÁVIO DINO (PCdoB)
Ex-deputado federal, perdeu a eleição para o governo do Maranhão para Roseana Sarney

FÁTIMA CLEIDE (PT)
Ex-senadora por Rondônia, não conseguiu se reeleger nas eleições de 2010

Maria Lima e Gerson Camarotti O Globo

Nenhum comentário: