"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

novembro 19, 2010

IGP-M APONTA INFLAÇÃO DE 1,20%.

Mostrando nova aceleração no ritmo de auento dos preços, o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) apontou inflação de 1,20% na segunda prévia de novembro, taxa 0,31 ponto percentual maior do que a apurada no mesmo período do mês anterior, segundo dados divulgados na manhã desta sexta-feira (19) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

O destaque fica por conta do IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que mais uma vez apontou a maior inflação no período, 1,55%, além do maior aumento percentual em relação a medição anterior: 0,39 ponto percentual.

A tendência de aumento do ritmo da inflação também foi vista nos outros dois componentes do índice - IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) -, que apresentaram aumento nas taxas auferidas. Confira os dados:

+0,31

Fonte: FGV

Os números referem-se ao segundo decêndio de novembro, que compreende o intervalo entre os dias 21 de outubro e 10 de novembro.

Metodologia de cálculo do IGP-M

O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) é bastante utilizado pelo mercado, e mede a evolução geral de preços na economia, criando assim uma medida da inflação nacional.

Ele é composto pela ponderação entre o Índice de Preços ao Consumidor (IPC - peso de 30%), Índice de Preços no Atacado (IPA - peso de 60%) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC - peso de 10%).

Grupo2° decêndio de novembro/2010(%)2º decêndio de outubro/2010(%)Variação(em pontos percentuais)
IPA +1,55 +1,16+0,39
IPC +0,59 +0,47+0,12
INCC +0,29 +0,15+0,14
IGP-M +1,20 +0,89

Nenhum comentário: