"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

outubro 07, 2010

PETROBRÁS DEVE ENCERRAR 2010 SEM CUMPRIR META DE PRODUÇÃO PELO SEXTO ANO CONSECUTIVO

A Petrobrás deve encerrar 2010 sem cumprir sua meta de produção pelo sexto ano consecutivo.

Segundo admitiu ontem o gerente de Exploração e Produção da estatal, José Antônio de Figueiredo, a produção média diária deve encerrar o ano entre 2% e 3% abaixo dos 2,1 milhões de barris, volume previsto no seu plano de investimentos 2010-2014.

Em agosto, a empresa teve média diária de 2,022 milhões de barris e não há novas plataformas entrando em operação até o fim do ano, que sejam capazes de elevar a média anual na proporção necessária.

De acordo com Figueiredo, não houve um problema específico, mas uma série de atrasos pontuais que comprometeram a meta.
(...)
Durante este ano, a Petrobrás deu início à fase de produção das plataformas FPSO Cidade de Santos, no campo de Uruguá, na Bacia de Santos, e FPSO Capixaba, no Parque das Baleias, na Bacia de Campos.

Ambas contribuíram para que a companhia mantivesse uma curva ascendente de produção no ano.
(...)
O Plano de Negócios da Petrobrás para 2010-2014 estabelece metas de crescimento para a companhia de 9,4% ao ano até 2014 ou 7,1% ao ano até 2020. A meta de produção de petróleo no País em 2014 é de 2,98 milhões de barris por dia e em 2020, de 3,95 milhões de barris.

De acordo com analistas do setor, as metas são arrojadas para qualquer companhia petrolífera, mas poderão ser cumpridas, caso o cronograma de encomendas de plataformas de produção siga os prazos fixados.

Já existe, porém, atraso na licitação dos oito cascos de plataformas que deverão atender o pré-sal da Bacia de Santos.
No pré-sal, a meta é de 152 mil barris de óleo em 2014 e 1,183 milhão em 2020.

Figueiredo lembrou que, no caso da plataforma P-57, que será inaugurada hoje em Angra dos Reis pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, houve cancelamento da licitação por sobrepreço.

"A Petrobrás simplificou a encomenda, dividindo-a em módulos, isso reduziu o preço final e o tempo de construção. Agora o modelo de encomendas servirá para que a companhia encomende outros clones com estrutura idêntica às suas."

Com investimento de US$ 1,2 bilhão, a unidade terá capacidade para produzir 180 mil barris por dia e será a maior já instalada no Espírito Santo.

A previsão da Petrobrás é de que o Estado deverá dobrar sua produção, de 250 mil barris, para 500 mil barris por dia em 2015, especialmente com as atividades no Parque das Baleias, área formada por sete campos petrolíferos na Bacia de Campos, a cerca de 80 quilômetros da costa capixaba.


Estimativas

2,022 milhões
de barris foi a média diária de produção da Petrobrás em agosto

2,2 milhões
de barris/dia é a meta fixada no plano de investimentos da Petrobrás para 2010

2,98 milhões
de barris/dia é a meta para 2014

3,95 milhões
de barris/dia é a meta para 2020

Kelly Lima O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: