"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 02, 2010

STF ABRE INQUÉRITO CONTRA RENAN. UMA PIADA ANTIGA E SEM GRAÇA.


Iara Lemos Do G1

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu um inquérito por improbidade administrativa e tráfico de influências contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

O inquérito foi aberto por um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O caso está sob responsabilidade da ministra Cármem Lúcia, que recebeu o material no dia 26 de julho. O G1 entrou em contato com a assessoria do senador e aguarda retorno.

O inquérito tem cinco volumes, com 1.131 páginas.

Segundo a PGR, em agosto de 2009 uma série de documentos com denúncias contra o senador chegou até a procuradoria. Depois de analisar os documentos, o procurador-geral da república, Roberto Gurgel, pediu a abertura do inquérito ao Supremo.

O pedido foi feito no dia 19 de julho deste ano.

A PGR, contudo, não divulgou o despacho de Gurgel, que resultou na abertura do inquérito pelo Supremo.
No despacho, constam os detalhes dos supostos crimes os quais senador está sendo acusado.

De acordo com a procuradoria, os crimes que teriam sido cometidos pelo senador são contra a administração em geral.

Nenhum comentário: