"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

junho 05, 2010

OPERAÇÃO BROCA : DESDOBRAMENTOS E PRISÕES

http://3.bp.blogspot.com/_fBY07WDMmrE/S6kIc5Gc7nI/AAAAAAAAiQc/bcuZd6YUvRU/s400/policia+federal+sp.gif

Abdo Filho
afilho@redegazeta.com.br

Entre os milhares de materiais apreendidos na terça-feira, durante a Operação Broca, auditores da Receita Federal e policiais encontraram um que chamou atenção. Um manual completo de como burlar a fiscalização. Um dos documentos apreendidos estava intitulado da seguinte maneira: \'roteiro para enganar a fiscalização\'.

O “roteiro”, com um passo a passo detalhado, explicando como fugir da ação do Fisco, surpreendeu os agentes federais, que cumpriram 74 mandados busca e apreensão em resiências e empresas de Colatina, Domingos Martins, Linhares, São Gabriel da Palha, Viana, Vila Velha, Vitória e Manhuaçu, em Minas Gerais.

A ferramenta era utilizada pelos envolvidos no esquema de obtenção de vantagens tributárias ilícitas por parte de empresas de exportação e torrefação de café. A fraude, identificada pela Receita Federal, resultou num prejuízo aos cofres públicos superior a R$ 400 milhões. Executivos e empresários são acusados de formação de quadrilha, estelionato, sonegação, falsidade ideológica e crime contra a ordem tributária. É investigada a participação de auditores do Fisco estadual no esquema.

As maiores e mais importantes empresas de exportação e torrefação do Estado estariam envolvidas na fraude. Eram utilizadas empresas laranjas como intermediárias fictícias na compra do café dos produtores. Essas grandes empresas seriam as verdadeiras compradoras da mercadoria, mas, formalmente, apareciam as empresas laranjas, que tinham como única finalidade a venda de notas fiscais. Isso garantia a obtenção ilícita de créditos tributários.

Sangria desatada
Para a delegada da Receita Federal no Estado, Laura Gadelha, a Operação Broca é apenas uma amostra do que está acontecendo no mercado de café. “Ainda há muita coisa para ser investigada. O universo, principalmente, dos atacadistas é enorme. São mais de 300 em todo o Estado, demoramos dois anos para investigar 36. Esse mesmo trabalho será feito com todos os outros. É um trabalho longo e complicado. Nossa expectativa é de que, depois dessa operação, o mercado entre nos eixos e passe a funcionar da maneira correta. A sangria precisa ser estancada”, assinalou a delegada.

Até agora, o Fisco suspendeu o CNPJ de 27 atacados laranjas. Com isso, eles não podem fazer qualquer tipo de transação comercial. Os auditores da Receita Federal aproveitaram o dia de ontem para analisar a operação realizada na terça-feira. Para a delegada, os documentos apreendidos na Operação Broca são o complemento que faltava às investigações, que começaram em 2007, para comprovar a fraude.

Ontem, mais dois envolvidos foram presos pela Polícia Federal. Agora, são 29 detidos e cinco ainda foragidos. Na terça-feira, foram cumpridos 27 mandados de busca. A Polícia Federal está no encalço dos cinco – Carliano Dário, Antônio Sérgio Nicchio, Alfredo Giubert, Darli Moro e Eduardo Lima Bortolini – e eles devem ser detidos a qualquer momento. A PF também está na expectativa de que eles se entreguem.

A ligação dos detidos com as empresas investigadas
Letícia Cardoso
lcardoso@redegazeta.com.br

Da redação multimídia

Entre os detidos estão empresários, diretores e funcionários de empresas e corretoras de café. As investigações apontam que todos tinham conhecimento da fraude, que consistia em obter vantagens tributárias ilícitas de PIS e Cofins.

A empresa Nicchio Café Exportação e Importação, sediada em Colatina e com filial em Vitória, ao menos quatro pessoas, diretamente ligadas à diretoria, foram detidas na operação. Jorge Luiz Nicchio e Adhemar Tadeu Nicchio são diretores do grupo e Marcus Keller Zon é um operador responsável pelas vendas da empresa no mercado interno. Uma funcionária da Nichio, da sede em Colatina, afirmou que nenhum diretor da empresa irá falar sobre as denúncias.

Também foram detidos o dono da Licafé Comercial Importadora Exportadora, Júlio César Galon Moro, e o presidente da Grancafé Comercial Importadora Exportadora, José Anailson Moro. As duas empresas são de Linhares. O representante da Outspan Brasil Importadora e Exportadora, Fabrício Tristão também foi preso.

A reportagem tentou localizar outros representantes das empresas citadas para falar a respeito das denúncias, todavia, alguns preferiram não comentar o assunto e outros não foram encontrados.

Veja quem teve a prisão preventiva decretada.

De acordo com o Ministério Público Federal o pedido de prisão preventiva para essas pessoas ocorreu por haver prova da existência do crime e indícios suficientes de autoria.


Carliano Dário - ainda não está preso

Luiz Fernandes Alvarenga
Paulo Zaché

Paulo Pancieri Junior

Milton Nolasco de Carvalho

Devanir Fernandes dos Santos

João Carlos de Abreu Zampier

Carlos Henrique Zurlo Bortolini

Irineu Urbano da Silva

Antônio Sérgio Nicchio - ainda não está preso

Jorge Luiz Nichio

Maxwel Fernando Nicchio

Edson Everaldo Bortolozzo

Alfredo Giubert - ainda não está preso

Darli Moro - ainda não está preso

José Anailson Moro

Júlio César Galon MoroWaldir Lauret

Henri Davila Stefenoni

Francisco das Chagas de Carvalho

Fabrício Tristão

Arylson Storck de Oliveira

Euclides Stange

Veja quem teve a prisão temporáriade de cinco dias decretada. A prisão temporária tem como objetivo garantir que sejam realizadas as oitivas e buscas necessárias.

Eduardo Lima Bortolini - ainda não está preso

Marcelo Pretti

Jardilei Lorencini

Adhemar Tadeu Nicchio

Angelo Lavorato

Marcus Keller Zon

Franco Davila Stefenoni

Fernando Cesar de Oliveira Brito

Erivelton Augusto Nascimento Barbosa

Veja o nome das empresas citadas na denúncia e onde estão localizadas

- Colúmbia Comércio de Café Ltda - Colatina

- Acádia Comércio Esportadora de Café Ltda - Colatina

- R. Araújo - Cafecol Mercantil - Colatina

- L & L Comércio Exportação de Café Ltd - Colatina

- Clonal Corretora de Café Ltda - Colatina

- Casa do Café Corretora Ltda - Colatina

- Libra Corretora de Café Ltda - Vitória

- Colibri Comercial e Exportadora de Café Ltda - Vitória

- Corretora de Café Fonte Rica Ltda - Colatina

- Cristal Brasil Representação Comercial de Café - Domingos Martins

- Link Comissária de Café Ltda - Vitória

- Custódio Forzza Comercial e Exportadora Ltda - Colatina

- Custódio Forzza Comercial e Exportadora Ltda, Filial - Vitória

- Custódio Forzza Comercial e Exportadora Ltda, Filial - Colatina

- Nicchio Café Exportação e Importação - Colatina

- Nicchio Café Exportação e Importação, Filial - Vitória

- Nicchio Sobrinho Café S/A - Colatina

- Nicchio Sobrinho Café S/A, Filial - Vitória

- Giucafé Exportadora Importadora Ltda - Linhares

- Licafé Comercial Importadora Exportadora Ltda - Linhares

- Grancafé Comercial Importadora Exportadora Ltda - Linhares

- Unicafé CIA Comércio Exterior - Vila Velha e Vitória

- Tristão Companhia de Comércio Exterior - Vitória

- Tristão Companhia de Comércio Exterior, Filial - Viana

- Real Café Solúvel do Brasil S.A - Viana

- Lauret Café Exportadora e Importadora Ltda - São Gabriel da Palha

- Lauret Armazéns Gerais Ltda - São Gabriel da Palha

- Império Comércio de Café Ltda - Colatina

- Stef Comércio e Transporte de Café Ltda - Colatina

- Santa Clara Indústria e Comércio de Alimentos Ltda - Manhuaçu

- Sertão Comissária de Café Ltda - São Gabriel da Palha

- Companhia Cacique de Café Solúvel - Vitória

- Outspan Brasil Importadora e Exportadora Ltda - Vitória

- Cafemam Comércio Exportação Ltda - Vitória

- BS Corretora de Café e Sacaria Ltda - Colatina

- Posto Barbados Ltda - Colatina

- Cafeeira Dois Irmãos Ltda - Colatina

- Stange\'s Corretagem Ltda - ME - Colatina

Comparando a lista das 38 empresas envolvidas na operação, com a lista das associadas do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), constata-se que 13 das denunciadas estão entre as associadas da entidade. Isso sem contar com as filiais, que estão listadas no rol das empresas envolvidas.

As empresas citadas na operação estão entre as maiores pagadoras de ICMS no Espírito Santo. Na lista das maiores no ranking do ICMS de 2009, por exemplo, estão 13 das envolvidas na operação. Se somadas as filiais dessas empresas, o número vai para 18.

Na distribuição geográfica das empresas envolvidas na Operação Broca, a maioria está localizada na Região Norte. Das 38 empresas citadas pelos órgãos que desencadearam a operação, 17 estão sediadas em Colatina, 11 estão localizadas em Vitória. Linhares e São Gabriel da Palha tem, cada um, três das empresas envolvidas nas irregularidades. Viana tem duas e Domingos Martins, uma. Na cidade mineira de Manhuaçu tem uma empresa.

Secretaria da Fazenda ES apura envolvimento de servidores


Segundo a nota distribuída pela assessoria de imprensa da secretaria, “é de total interesse da Sefaz apurar se houve descumprimento do dever funcional por parte de servidores.

Caso seja comprovado o envolvimento de profissionais do órgão na fraude relacionada ao comércio de café, serão aplicadas punições previstas na legislação”.


Com informações da
Redação Gazeta Rádios e Internet e ESHoje

217 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 217 de 217
Anônimo disse...

Υou're so cool! I don't suppose I've read something like that before. So great to discover another person with unique thoughts on this topic. Seriously.. thank you for starting this up. This web site is one thing that is required on the web, someone with a bit of originality!

Here is my homepage - forever

Anônimo disse...

Main, those Juiceman Jr achieved a sensible individuals analyse.

Some of the Blendtec appears trivial slight when on to completely full energy source, version of mobility backwards and forwards.
Review the height to see if it is go the place you want it.
Blender or food processor testamonials are perfect persons that are
not aware of who edition is an excellent to get started with.



Also visit my blog post; cheap kitchenaid mixers coupons

Anônimo disse...

Hey! This is my first visit to your blog! We are a group of volunteers and starting a new initiative
in a community in the same niche. Your blog provided us useful information to work on.
You have done a extraordinary job!

Review my web page; cellulite treatment reviews

Anônimo disse...

Heya i'm for the first time here. I found this board and I find It really useful & it helped me out much. I hope to give something back and aid others like you aided me.

my webpage - cellulite treatment

Anônimo disse...

Howdy! I simply wish to give an enormous thumbs up for the nice information you may have here on this post.
I might be coming again to your weblog for more soon.


Visit my page - music stores boston massachusetts

Anônimo disse...

Every weekend i used to visit this site, as i want enjoyment, since this this website conations really fastidious funny stuff too.


My web-site ... longchamp bag

Anônimo disse...

What's up, after reading this amazing piece of writing i am also delighted to share my know-how here with friends.

Also visit my web page :: Our Home Page

Anônimo disse...

They will charge more money however; this is because they
are using more costly methods to achieve the same exact thing.
In the point in the skin tag closest to the surrounding skin,
cut it off with sharp scissors. 'This way, people still have full motion'
without the skin looking like an accordion.

Here is my website; sking Tags Removal

Anônimo disse...

This Popularity Associated with Hdtv That will Various People

my site: video to mp3 converter online

Anônimo disse...

The customized reply combined with a right dosage of human hit can soothe my annoyed customers.
Christopher Kane and Mark Galliano also won fashion awards.

Morris Mulch, pop star and front man, keeps the program and laughs started in.
Soon a whole grain net of knick nacks is opened in the usa.

http://wikicl.com/index.php?title=%D0%A3%D1%87%D0%B0%D1%81%D1%82%D0%BD%D0%B8%D0%BA:MurrayCat

Anônimo disse...

Exactly where can you buy PLPD Car Insurance? Thanks to technologies as well as the increase of the web buying inexpensive PLPD insurance policy has never been less complicated. Evaluating rates and shopping around was previously a pain. It involved producing numerous telephone calls and talking to a half number of product sales reps plus insurance firms. Of course you also needed to pay attention to each sales person place in their 2 pennies System.Drawing.Bitmap a sales hype. Fortunately, instances possess transformed so you know longer have to do points the old-fashioned method. Now you can evaluate estimates and even buy PLPD car insurance right from the convenience of your own home. When it is your own goal to find the least expensive cost possible for PLPD insurance policy I recommend going online plus going to an online insurance coverage assessment web site. These websites will make your daily life easy. They will ask a person several basic questions the zero program code as well as the kind of vehicle you drive. Once you have supplied these details the assessment web site will provide you with a list of the particular providers in your zero code with the lowest rates. Once you have narrowed lower your own selection you can full your own estimate with all the provider of the choice and finalize your own buy on the internet or using a live representative. chwilówka znajdz Both looking and buying insurance policy online eliminates the hassles including arguing with insurance plan real estate agents, exploring the documents, etc . that are time-consuming. Searching for your required details round the clock plus around the world having a several keys to press of the computer mouse.

Anônimo disse...

Hello very cool web site!! Guy .. Excellent .. Wonderful .
. I will bookmark your website and take the feeds also?
I'm satisfied to find numerous useful info here in the publish, we want develop more strategies on this regard, thanks for sharing. . . . . .

Also visit my web-site :: washer repair Clearwater

Anônimo disse...

Quality value Belongings kredyty na dowód osobisty 4. Speak to your insurance professional regarding dropping unnecessary insurance. There may be various add ons on the car insurance policy that you do not really need. Good examples are usually coverage for the carrental plus roadside help in case of an accident. Realize totally the particular insurance you wish to get rid of from your car insurance.

best all inclusive resorts in key west disse...

good article and idea all inclusive resorts in key west

Virtual Office Jakarta Selatan disse...

Love your site like my site at here click here

sewa kantor virtual jakarta selatan disse...

sewa kantor virtual jakarta selatan love your blogspot template

Jasa Pajak Jakarta disse...

i love this writing format. what a format are you using ? can you share it for me for my site ? http://www.izinusahakantor.com

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 217 de 217   Recentes› Mais recentes»