"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 06, 2010

AS AÇÕES TORTUOSAS E PERIGOSAS DO PT EM ELEIÇÕES.


O governo anunciou ontem (05) um plano para ampliar o serviço de banda larga no Brasil. A Telebrás seria a gestora do novo programa. O anúncio já gerou polêmica antes mesmo do lançamento. Ninguém duvida que o serviço de banda larga precise melhorar, mas o caminho escolhido para fazer isso não é o mais correto, é o pior.

A internet rápida precisa aumentar, precisa chegar nas escolas e atender uma grande parte da população que está excluída. O governo tem um fundo de R$ 10 bilhões para financiar as escolas e a população de baixa renda, mas ele não está usando essa verba.

O governo é uma empresa de capital aberto. A Telebrás era uma empresa falida que estava em baixa, o governo antes de fazer o investimento na estatal deu avisos, o que no mercado de capitais é crime. Não se pode comentar um investimento sobre uma empresa de capital aberto sem fazer um anúncio oficial. A atitude do governo provocou uma especulação muito grande em torno das ações.

O fundo de R$ 10 bilhões pode ser usado, por exemplo, na redução de impostos. O setor de telefonia no Brasil paga mais impostos do que perfumes, bebidas e armas. Outra medida pode ser a concessão de licenças e frequências pelo governo.

Porém há um grande risco nas medidas do governo. As alterações na previdência, na Lei de Responsabilidade Fiscal e reestatização estão minando as bases da estabilização brasileira, o que é muito perigoso.

Nenhum comentário: