O ex-presidente do BC (Banco Central), Arminio Fraga, disse nesta terça-feira que o Brasil precisará de investimentos de pelo menos US$ 100 bilhões por ano para crescer entre 5% e 6% em 12 meses. Segundo ele, a taxa de investimento média dos últimos anos, em torno de 17% a 18% do PIB (Produto Interno Bruto) é baixa diante das pretensões traçadas pelo governo.
"Se nós quisermos consolidar um crescimento em torno de 5%, vamos ter que investir mais de 20% do PIB. Perto de 25% seria para crescer até mais rápido. Gostaria para ver uma taxa mais para 25% do que para 20%", afirmou, após participar de congresso, no Rio.
Fraga ressaltou que o investimento no país "está carente", e que é preciso ter organização para que os recursos sejam aplicados corretamente. Acrescentou que o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) não é medida suficiente para isso, e que é preciso bem mais.
Questionado sobre a necessidade de um possível PAC 3, Fraga adotou tom ainda mais crítico.
"Não sei se é PAC, não estou falando de marketing. É questão de aumentar os investimentos e gerar realmente ganhos de produtividade"
Ele disse ainda que se os investimentos não forem feitos, serão criados gargalos de produção, colocando pressão na inflação. Lembrou que a falta de infraestrutura afeta a qualidade de vida, tempo perdido, frustração, custos para transporte mais elevados do que seria desejado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário