"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 12, 2010

ISRAEL E O "PROFETA DO DIÁLOGO"


BBC Brasil
Uma reportagem publicada pelo diário israelense "Haaretz"(leia aqui ) nesta sexta-feira classifica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chega no domingo a Israel para um giro de quatro dias pelo Oriente Médio, de "profeta do diálogo", por sua defesa das negociações diplomáticas em busca da paz na região.

Imparcialidade é o nome do jogo.
Lula tem que ser amado por todos.
Sua visita ao Oriente Médio na próxima semana começará em Israel, mas também o levará para os territórios palestinos e para a Jordânia, comenta o texto do jornal.

Negociador(SIC)

A reportagem comenta que Lula se descreve como "um negociador, não um ideólogo", capaz de se relacionar ao mesmo tempo com Hugo Chávez e com George W. Bush, com o presidente israelense, Shimon Peres, e com Ahmadinejad.

"Ele diz nunca ter lido um livro em sua vida, embora todos admirem sua "sabedoria suprema" e sua "mente criativa".

Como presidente do sindicato de trabalhadores durante os anos de regime militar no Brasil, ele encontrou e resolveu muitos conflitos difíceis, afirma o texto.

Para a reportagem, Lula está ciente de que pode soar ingênuo diante dos seus interlocutores israelenses.


A cantilena do "profeta"(deles) :

Qualquer um que siga essa linha não está contribuindo em nada para o processo de paz que queremos criar, disse Lula na entrevista.

Você não pode fazer política com ódio e ressentimento. Ninguém pode administrar um país com o fígado.

Você tem que administrar um país com sua cabeça e com seu coração. Se não for assim, é melhor ficar fora da política, afirmou.

Nenhum comentário: