"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 11, 2010

INDÚSTRIA QUEDA DE 5%

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiP-k1Nh-BcUY2PjKlTSNkAYDlGWF2gzChiwoYdExKNOxcFaKS81v491be__ABvnMTY2slIwMbXkpYePCLH-3sl-EzZ9StDioJFyQA725w0H0tZWXpDn4mhIHuSAzhtx5lALM0MFifI_UFN/s320/marolinha-simon.jpg
Setor mais impactado pela crise, a indústria teve, no ano passado, o pior desempenho da série histórica iniciada em 1996, de acordo com dados relativos ao PIB (Produto Interno Bruto), divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A queda de 5,5% frente a 2008 foi causada, principalmente, pelo péssimo desempenho da indústria de transformação, cuja retração de 7% significou a primeira queda desde 1999.

Esse segmento específico é responsável pela contribuição de 61% em termos de valor acionado, dentro da indústria.

Ainda na avaliação de 2009, a indústria de material de construção apresentou redução de 6,3%;

as operações de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana caíram 2,4%.

A indústria extrativa mineral teve variação negativa de 0,2%.

Esse desempenho foi diretamente influenciado pela redução na extração de minério de ferro, que caiu 22,3% no ano passado.

Mesmo com maior peso dentro da indústria extrativa mineral, o aumento de 5,7% na produção de petróleo e gás não foi suficiente para evitar o resultado negativo.

Continua...

Nenhum comentário: