"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 15, 2010

E EM KNESSET...

http://maximemangeot.files.wordpress.com/2009/01/knesset.jpg

Por Barak Ravid e Mazal Mualem, Haaretz Correspondents, e Haaretz Service

Avigdor Lieberman, ministro dos Negócios Estrangeiros na segunda-feira boicotaram discurso o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva à Knesset Israel para protestar contra a recusa do líder visitando para colocar uma coroa de flores no Monte Herzl.

Lieberman também boicotou uma reunião entre Lula eo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, reivindicando o presidente brasileiro slighted Israel, recusando-se a visita diplomáticos usuais para o Monte Herzl eo túmulo de Theodore Herzl, líder sionista.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros disse hoje que Lieberman queria mostrar o líder brasileiro que Israel leva a sério o seu despedimento de protocolos diplomáticos.

Anteriormente, Netanyahu congratulou-se com Lula à Knesset e pediu-lhe para se juntar ao esforço para impedir o Irão de desenvolver armas nucleares.

"Eu acredito que as autoridades iranianas representam valores totalmente diferentes do que você faz", disse Netanyahu enfrentar Lula.

"Eles representam a tirania ea crueldade, que representam a abertura ea tolerância. Honram você comemora a morte ea vida. Irã nega o Holocausto, apela para a destruição de Israel, está a desenvolver armas nucleares e apóia organizações terroristas", acrescentou Netanyahu.

Lula também está definido para visitar os territórios palestinos ea Jordânia, durante sua viagem ao Oriente Médio. Em maio, ele deve viajar para o Irã.

Presidente Peres na segunda-feira se reuniu com o presidente brasileiro e pediu-lhe para entregar uma mensagem ao presidente palestino, Mahmoud Abbas ao encontrá-lo ainda esta semana.

"Israel é sério sobre a obtenção da paz - que é do interesse de Israel que um Estado próspero e bem sucedido palestino será estabelecido e crescer", disse Peres Lula. "Nós apoiamos dois estados para dois povos e não procuram o sofrimento dos nossos vizinhos."

Sobre a questão do Irã, Peres disse a Lula que o Irã não é inimigo de Israel.

"Nosso inimigo é o extremista, fanático liderança de Ahmadinejad, que fala abertamente sobre a erradicação de Israel", disse Peres. "É claro para nós, para além de qualquer dúvida, que o Irão está a construir armas nucleares para o extermínio em massa e não para as necessidades de energia pacífica. Da mesma forma, continua a apoiar e armar as organizações terroristas como o Hamas eo Hezbollah, o primeiro dos quais, debilita a paz com os palestinos e os últimos de que divide o Líbano ".

Nenhum comentário: