"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

fevereiro 23, 2010

URIBE E CHÁVEZ - BATE BOCA

http://1.bp.blogspot.com/_V3DsPgZmzqk/SnBFDQOFweI/AAAAAAAAAag/JOt4o0DncAo/s400/CHAVEZ+E+URIBE+DA+LHE+URIBE.bmp
Playa del Carmen (México) -
Os presidentes de Venezuela, Hugo Chávez e Colômbia, Álvaro Uribe, protagonizaram hoje uma acalorada discussão durante o almoço de presidentes da Cúpula do Grupo do Rio, em Playa Del Carmen, no México.
O secretário de imprensa da Presidência colombiana, César Mauricio Velásquez, disse em declarações à Efe que Chávez insinuou durante a discussão que há 300 paramilitares colombianos entrando na Venezuela para assassiná-lo, dando a entender que Uribe tenha relação com isso.

Por isso, Uribe "pediu respeito, dizendo que jamais faria algo assim", assinalou Velásquez.

Durante a discussão, Chávez afirmou que ia se retirar do recinto, quando Uribe disse: "seja homem e permaneça aqui, e falemos de frente, porque o senhor às vezes insulta à distância", relatou o funcionário colombiano.

Velásquez indicou que se tratou de um incidente "menor", e que na declaração final da cúpula do Grupo do Rio, que será divulgada amanhã durante o encerramento da reunião, foram aprovados dois pontos nos quais os países da região se comprometem a "acompanhar o processo de integração e de amizade" entre Colômbia e Venezuela.

Esses acordos "foram pactuados" entre os Governos da Colômbia e Venezuela, garantiu o secretário de imprensa.

Uribe foi o último presidente a chegar a Playa del Carmen, balneário do caribe mexicano, se incorporou às sessões após seu início, participou da foto oficial e posteriormente do almoço oferecido pelo líder mexicano, Felipe Calderón.

Nenhum comentário: