"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

fevereiro 04, 2010

C O P O M

http://zuretaconcursos.files.wordpress.com/2008/05/tensaoprecopom.jpg
 Agência Brasil
BRASÍLIA -
O Banco Central continua preocupado com a inflação e indica que está disposto a conter as pressões inflacionárias neste ano de retomada do crescimento da economia. 
O Comitê de Política Monetária do BC (Copom), avalia que, “diante dos sinais de retomada da demanda doméstica podem aumentar os riscos para a concretização de um cenário inflacionário benigno, no qual a inflação seguiria consistente com a trajetória das metas”.

Segundo a ata do comitê, divulgada nesta quinta-feira, a demanda pode provocar a redução da margem de ociosidade dos fatores de produção, evidenciada por indicadores de utilização da capacidade na indústria e do mercado de trabalho, e do comportamento recente das expectativas de inflação.

- Nesse ambiente, cabe à política monetária manter-se especialmente vigilante para evitar que a maior incerteza detectada em horizontes mais curtos se propague para horizontes mais longos - registra a ata.

O documento destaca que os técnicos do Banco Central entendem que as perspectivas para a evolução da atividade econômica doméstica continuam favoráveis. 
Eles se basearam em dados do comércio, da utilização da capacidade na indústria e do mercado de trabalho, “bem como pelos sinais de continuidade da expansão da oferta de crédito, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas”.

Outro dado considerado é a confiança de consumidores e empresários que, segundo o Copom, tem demonstrado sinais consistentes de recuperação.

- Nessas circunstâncias, o ritmo da atividade depende, de forma importante, da evolução da massa de rendimentos reais, dos efeitos das medidas de estímulo fiscal e do incremento das transferências governamentais que ocorrerão nos meses à frente - diz a ata.

Na ata consta ainda que o comitê levou em consideração a estabilidade nos preços da gasolina e do gás de cozinha em 2010. Nesta quarta-feira, o governo anunciou que a partir de sexta-feira, dia 5, a Contribuição de Intervenção no 

Domínio Econômico (Cide) ficará menor para a gasolina. A alíquota cairá de R$ 0,23 para R$ 0,15 por litro.

No caso das tarifas de telefonia fixa, a ata mostra que a estimativa para este ano é de alta de 1,6%, enquanto a taxa de energia elétrica fecharia com aumento de 3,3%. No conjunto dos preços administrados, a projeção de alta foi mantida em 4,0%.

Nenhum comentário: