"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 27, 2010

A CARTA DE LURIAN LULA SILVA C. AO NYTIMES

 
Seu artigo sobre um filme novo perfil de meu pai, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Brasil, diz que "o filme não menciona" que ele "abandonou sua namorada, Miriam Cordeiro, quando ela estava grávida de seis meses."
Primeiro, minha mãe não foi "abandonado". Apesar do fim de seu relacionamento com meu pai, ele pagou todas suas despesas médicas, incluindo a assistência pré-natal e parto. Além disso, ele registrou meu nascimento no dia em que nasci. Isso não se encaixa no perfil de alguém que abandona as mulheres grávidas.
Segundo, nenhum de seus filhos são mencionados no filme. Então, por que eu deveria ser? Se o filme é sobre o caminho do meu pai de pobres imigrantes ao comércio líder sindical, onde meus irmãos e eu me encaixo?
Finalmente, eu amei o filme. Ela só reforçou minha admiração por este homem, que não só é meu pai, mas também um líder do mundo, simbolizando o homem comum "."
Concordo com o presidente Obama: Lula é o homem!
Lurian Lula da Silva C.
Florianópolis, Brasil, 13 de janeiro de 2010

A Carta - Aqui

 O artigo original do NYTIMES:
Para o Editor:

Nenhum comentário: