"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

dezembro 18, 2009

UNILA


O risco da tal universidade é de se transformar em agência do Foro de São Paulo e do bolivarianismo, a soldo dos contribuintes tupiniquins. 
(Brasil acima de tudo)

Por Luciana Lima, UOL

Em um esforço concentrado para votar cerca de 60 projetos que estão na pauta, o Senado aprovou hoje (16), em votação simbólica, o projeto de lei que cria Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

O projeto de autoria do governo foi relatado pelo senador José Agripino Maia (DEM-RN). 


Ele apresentou parecer favorável à criação da instituição de ensino prevista para ser instalada em Foz do Iguaçu (PR), região da tríplice fonteira (Brasil, Paraguai e Argentina).

"A criação da Unila fortalece o Mercosul e é um passo fundamental para a construção de uma mentalidade de integração regional.


É fundamental para a interação e o aperfeiçoamento dos sistemas educativos entre os países. 

A universidade será fundada na valorização da diversidade, na cultura da paz, na tolerância e na solidariedade", disse.

A Unila tem como meta atender a 10 mil estudantes de graduação, mestrado e doutorado, com um corpo docente de 250 profissionais.


Conforme a proposta do governo, a seleção de alunos e professores será aberta a candidatos de toda a América Latina, com provas em português e espanhol.