"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

novembro 25, 2009

O ESPETÁCULO DO CRESCIMENTO CONTINUA "CAMUFLADO"


 (Estado SP, 22)

- Considerado um dos melhores senão o melhor gestor de recursos do Brasil, Luís Stuhlberger, da Credit Suisse Hedging-Griffo (CSHG), está muito preocupado com os rumos da política econômica brasileira. 

Ele acha que o país está num quadro de "contínua deterioração fiscal, populismo, assistencialismo, e perda de competitividade." 

- A Fazenda descobriu uma estratégia para o Tesouro repassar os recursos para os bancos públicos sem afetar a dívida pública. 

Isso é possível porque a operação entre as duas partes do setor público é neutra em termos de endividamento líquido, mas aumenta a dívida bruta. 

Segundo os dados citados no relatório (de Stuhlberger), os repasses do Tesouro para o BNDES somavam R$ 137 bilhões. 

A dívida bruta aumentou de 54,8% do PIB em junho de 2008, para 66,5% em setembro de 2009.

     (Folha SP, 24) 

O Brasil vem perdendo espaço no comércio com os Estados Unidos graças a uma combinação que, segundo especialistas, envolve a valorização do real, a perda de competitividade das empresas, a alta carga tributária brasileira, a falta de política comercial e a própria crise da economia norte-americana.
Pelos dados do governo norte-americano, os Estados Unidos acumulam superávit de US$ 4 bilhões com o Brasil até setembro, um aumento de 284% em relação ao mesmo período de 2008.