"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

novembro 25, 2009

DE NOVO AS FAMIGERADAS VERBAS

Angeli

Documentos secretos obtidos pela Folha por determinação judicial apontam que ao menos sete parlamentares usaram recursos da Câmara dos Deputados para custear gastos em campanhas eleitorais de 2008. 

A informação é da reportagem de Alan Gripp e Ranier Bragon para a Folha desta terça-feira (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

De acordo com a reportagem, os deputados 
Fernando Gabeira (PV-RJ), 
Jader Barbalho (PMDB-PA), 
Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), 
Narcio Rodrigues (PSDB-MG), 
Giovanni Queiroz (PDT-PA), 
Fábio Ramalho (PV-MG) e Paulo Rocha (PT-PA), envolvidos nas eleições do ano passado ,seja em suas próprias candidaturas ou no apoio de candidatos aliados, utilizaram verba destinada a atividades parlamentares para alugar carros e aeronaves em campanhas e em hospedagem de assessores em hotéis. 

Os valores gastos vão de R$ 2 mil a R$ 28 mil. 

A maioria dos candidatos alegou à reportagem que as despesas correspondem a custos do próprio mandato, e não de campanhas eleitorais.