"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

novembro 25, 2014

POIS É ! BRASIL PETRALHA - "Essa MUIÉ luta contra a corrupção dia e noite e gosta dos pobres" : Acusados de desviar R$ 1 bilhão, auditores da Receita são presos. Operação da PF, batizada de Alcateia Fluminense, desmantelou grupo de fiscais que diminuía impostos federais

Policiais federais fazem operação nesta terça-feira, 25, contra um grupo de auditores da Receita Federal suspeito de desviar mais de R$ 1 bilhão de dinheiro público. 

Foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e 35 de condução coercitiva à delegacia de funcionários públicos, contadores e empresários. O grupo de auditores, de acordo com a Polícia Federal (PF), "patrocinava interesses de particulares ao diminuir impostos federais devidos". 

Participam da ação 248 policiais federais com o apoio de 54 servidores da Receita Federal. Os mandados, expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de Niterói, foram cumpridos em empresas e nas casas dos auditores fiscais investigados. Eles eram sócios das companhias, informou a PF. A operação também cumpriu mandados de buscas nas delegacias da Receita em Niterói e no Rio. 

Os conduzidos estão prestando depoimento e devem responder pelos crimes de "patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração fazendária, valendo-se da qualidade de funcionário público, apresentando tais condutas reiteradamente", com penas que podem chegar a 12 anos de prisão. A ação, comandada pela PF de Niterói, recebeu o nome de "Operação Alcateia Fluminense".

O Estado de São Paulo

Nenhum comentário: