Policiais federais fazem operação nesta terça-feira, 25, contra um grupo de auditores da Receita Federal suspeito de desviar mais de R$ 1 bilhão de dinheiro público.
Foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e 35 de condução coercitiva à delegacia de funcionários públicos, contadores e empresários. O grupo de auditores, de acordo com a Polícia Federal (PF), "patrocinava interesses de particulares ao diminuir impostos federais devidos".
Participam da ação 248 policiais federais com o apoio de 54 servidores da Receita Federal. Os mandados, expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de Niterói, foram cumpridos em empresas e nas casas dos auditores fiscais investigados. Eles eram sócios das companhias, informou a PF. A operação também cumpriu mandados de buscas nas delegacias da Receita em Niterói e no Rio.
Os conduzidos estão prestando depoimento e devem responder pelos crimes de "patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração fazendária, valendo-se da qualidade de funcionário público, apresentando tais condutas reiteradamente", com penas que podem chegar a 12 anos de prisão. A ação, comandada pela PF de Niterói, recebeu o nome de "Operação Alcateia Fluminense".
O Estado de São Paulo
O Estado de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário