"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 28, 2014

NO "DISGUVERNU" DOS INCOMPETENTES... MANTEGA O SUPER PATETA - O maior medo da equipe econômica: o espelho.


Hoje soube por meio de alguns jornalista que o nosso ministro da fazenda, Guido Mantega, convocou uma entrevista coletiva para anunciar que entraria na campanha eleitoral, desculpe, foi para mostrar o orçamento de um outro país. Não pode ser o Brasil porque na apresentação o crescimento projetado para o PIB de 2015 é de 3%, mais do que o dobro do crescimento projetado pelo mercado, e o governo, no documento divulgado, hoje compara os valores da PLOA 2015 com a PLOA 2014 que foi projetada com base em um crescimento real do PIB de 4% para este ano. 

Olhem os dois quadros abaixo.
 No primeiro do Projeto de Lei do Orçamento de 2015, o governo compara com outra peça de ficção que foi o Projeto de Lei do Orçamento de 2014, Por que não comparou com o realizado até o terceiro bimestre deste ano como fez no ano passado em um quadro com muito mais detalhes? porque os dados seriam muito ruins e cheios de truques contábeis. 

Projeto de Lei do Orçamento de 2015


Projeto de Lei do Orçamento de 2014


Os dados que constam na elaboração do orçamento são fora da realidade 

Por exemplo, o governo projeta para este e para o próximo ano uma conta de juros do setor público (5% e 4,6% do PIB) menor do que o ano passado (5,1% do PIB) quando a taxa de juros Selic era menor. Como? não sei! o mercado projeta uma conta de juros muito mais próxima de 6% do PIB. A única forma de o governo tornar o orçamento consistente com a forte queda da receita e levada expansão do gasto é “torturando os números”. 

Mas além da ficção dos parâmetros que o governo utilizou para elaborar o Projeto de Lei Orçamentária Anual, o que mais me surpreendeu foi a afirmação do ministro da fazenda que ele tem medo da política monetária da oposição. Na verdade, o ministro deveria ter medo da sua própria política econômica que nos levou a um crise de confiança tanto por parte do mercado financeiro quanto por parte dos empresários. 

Mas o que deveria assustar muito o ministro Mantega não deveria ser a oposição, mas sim um objeto que está no seu banheiro de casa e do ministério da fazenda: o espelho. O responsável pela crise atual é o governo e não a oposição. 
O medo de todos é que o governo continue a achar que não há nada errado.


O maior medo da equipe econômica: o espelho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Continuamos dando voltas e dando pernadas e o pais esta a deriva. Se depender do Congresso, Senado, Assembleias Legislativas. federal, estadual e minicipal, merdia, Justiça Federal, Estadual e Municipal. Maquinha diabólica, plim e so on, o cao do inferno esta solto. Todos os responsáveis pela zona já estão soltos. Os planos de saúde estão so financiando jogos de futebol e nem mandam mais os cartões para seus afiliados, estamos esperando nossos cartos de atendimento a exatos seis meses e a resposta e sempre a mesma. Semana que vem nos mandamos seu cartão, embora a mensalidade seja paga em dia. O que precisamos mais para ver que o pais se transformou numa enorme latrina. Enquanto isso os homens desse pais que administram as instituições federais, estaduais e municipais continuam sempre informando que não sabem de nada e a guerra para tomar conta do poder a administrar as contas continua. Os homens honestos deste pais estão somente vendo novelas, jogos de futebol e em discussão se são pino ou rosca. Se a pessoa passar a vida sem saber se e pino ou rosca o resultado sera sempre o mesmo. Para ser homem, mulher ou neutro ou seja coluna do meio tem que ter alma e vergonha na cara. O pais esta uma enorme latrina e todos estão questionando o sexo dos anjos e de quem e a culpa. Tenho certeza que não e minha. Sempre trabalhei, sempre cumpri minhas responsabilidade e sempre fiz o que era possível para tornar minha vida e dos outros um pais melhor. Hoje nos meus quase 80 anos vejo em que miséria o pais se transformou. Bolsas misérias para um pais de miseráveis que não quer crescer. Sera que vamos fazer o que o morto faz fechar os olhos e deixar o pais morrer. Ah que saudade de 64 em que as pessoas tinham CARATER, OS HOMENS TINHAM BIGODES E AS MULHERE USAVAM SAIAS MAS NUNCA AS TIRAVAM A NAO SER POR AMOR. AF O CAO DO INFERNO ESTA SOLTO E NI NINGUEM VAI E FICA NA CADEIA.