"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 06, 2014

Brasil registra saída de US$ 1,8 bilhão em julho . Conta ficou no vermelho devido à queda nos investimentos vindos do exterior

O fluxo cambial, que consiste na entrada e saída de moeda estrangeira do país, fechou julho com saldo negativo de 1,79 bilhão de dólares — o segundo pior do ano. Segundo dados do Banco Central, o resultado só não ficou ainda mais negativo porque houve entrada de recursos via balança comercial nos últimos dias do mês. Somente entre os dias 28 e 31 do mês passado, o fluxo cambial ficou positivo em 2,89 bilhões de dólares, informou o Banco Central nesta quarta-feira. 

Na última semana, o saldo fechou positivo em 2,95 bilhões de dólares, considerando também o superávit de 62 milhões de dólares do dia 1º de agosto, sexta-feira. O resultado, assim, compensou, em parte, o saldo negativo, de 4,5 bilhões de dólares, acumulado até o dia 25 de julho.

O desempenho de julho veio da conta financeira (por onde passam os investimentos estrangeiros, entre outros), com déficit de 3,41 bilhões de dólares, o maior rombo no ano. Já a conta comercial fechou julho com saldo positivo de 1,62 bilhão de dólares. 

No ano - No acumulado do ano, informou o BC, o fluxo cambial estava positivo em 2,42 bilhões de dólares até sexta-feira. O BC informou também que os bancos tinham posição cambial vendida de 15,64 bilhões de dólares em julho, ante 13,75 bilhões de dólares em junho.

No jargão do mercado financeiro, estar "comprado" significa aposta de que as cotações do dólar podem subir. Ao ter a moeda em caixa, é possível lucrar com uma eventual alta das cotações. Estar "vendido" neste mercado, por outro lado, representa expectativa de queda do preço da moeda.
Veja.com
(Com agência Reuters)

Nenhum comentário: